Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26936
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O negro na “cidade jardim”: modernidade, educação e segregação na sociedade uberlandense/MG (1889-1960)
Título(s) alternativo(s): Black People in the "garden city”‖: modernity, education and segregation in the society of Uberlândia-MG (1889-1960).
Autor(es): Araújo, Ilze Arduini de
Primeiro orientador: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Primeiro membro da banca: Dantas, Sandra Mara
Segundo membro da banca: Souza, Sauloéber Társio de
Resumo: A essência desta dissertação foi refletir sobre o processo de integração do negro recém-liberto da condição de escravizado, na cidade de Uberabinha/Uberlândia MG, no final do século XIX e início do século XX. Isto é, os espaços de lazer, de trabalho e de educação que eles frequentavam ou nos quais lhes era ―permitido‖ conviver. Nosso intuito foi investigar a forma pela qual esses indivíduos foram apresentados na imprensa local por meio dos jornais, revistas e fotografias. Material esse que, em significativa maioria, possuía sua publicação e seleção organizada pela elite local. Procuramos entender qual o papel destinado à população negra dentro de uma cidade ufanista, que se dizia estar disposta a impulsionar o progresso e a tornar, a todo custo, a cidade e sua população modernas. Sabemos que a educação teve expressiva atenção dos líderes republicanos e foi considerada um dos fatores fundamentais para que o novo regime fosse consolidado. Sendo assim, cabe indagar quais eram os discursos e os projetos de inclusão ou de segregação destinados à população negra na sociedade uberlandense em prol do ―bem da Nação‖.
Abstract: The essence of this dissertation was to reflect on the process of integration of the black people recently free from the condition of enslaved in the city of Uberabinha/ Uberlândia MG. in the late nineteenth and early twentieth centuries. That is, the spaces of leisure, work and education that they attended or were ―allowed‖ to attend. Our intention was to investigate how these individuals were presented in the local press through newspapers, magazines and photographs. Material that, in the great majority, had its publication and selection organized by the local elite. We tried to understand the role of the black population within a proud city, which was said to be willing to leverage progress, making the city and its population modern at all costs. We know that education has had significant attention of the republican leaders and was considered one of the fundamental factors for the new regime to be consolidated. So, it is necessary to ask which speeches and projects inclusion or segregation were destined to Uberlândia society's black people for the "good of the Nation".
Palavras-chave: Negro
Segregação
Racismo
Uberlândia
Educação
Black people
Segregation
Racism
Uberlândia
Education.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: ARAÚJO, Ilze Arduini de. O negro na cidade jardim: modernidade, educação e segregação na sociedade uberlandense/MG (1889-1960). 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2324.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2324
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26936
Data de defesa: 23-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NegroCidadeJardim.pdfDissertação4.5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.