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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26936
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O negro na “cidade jardim”: modernidade, educação e segregação na sociedade uberlandense/MG (1889-1960) |
Alternate title (s): | Black People in the "garden city”‖: modernity, education and segregation in the society of Uberlândia-MG (1889-1960). |
Author: | Araújo, Ilze Arduini de |
First Advisor: | Guido, Humberto Aparecido de Oliveira |
First member of the Committee: | Dantas, Sandra Mara |
Second member of the Committee: | Souza, Sauloéber Társio de |
Summary: | A essência desta dissertação foi refletir sobre o processo de integração do negro recém-liberto da condição de escravizado, na cidade de Uberabinha/Uberlândia MG, no final do século XIX e início do século XX. Isto é, os espaços de lazer, de trabalho e de educação que eles frequentavam ou nos quais lhes era ―permitido‖ conviver. Nosso intuito foi investigar a forma pela qual esses indivíduos foram apresentados na imprensa local por meio dos jornais, revistas e fotografias. Material esse que, em significativa maioria, possuía sua publicação e seleção organizada pela elite local. Procuramos entender qual o papel destinado à população negra dentro de uma cidade ufanista, que se dizia estar disposta a impulsionar o progresso e a tornar, a todo custo, a cidade e sua população modernas. Sabemos que a educação teve expressiva atenção dos líderes republicanos e foi considerada um dos fatores fundamentais para que o novo regime fosse consolidado. Sendo assim, cabe indagar quais eram os discursos e os projetos de inclusão ou de segregação destinados à população negra na sociedade uberlandense em prol do ―bem da Nação‖. |
Abstract: | The essence of this dissertation was to reflect on the process of integration of the black people recently free from the condition of enslaved in the city of Uberabinha/ Uberlândia MG. in the late nineteenth and early twentieth centuries. That is, the spaces of leisure, work and education that they attended or were ―allowed‖ to attend. Our intention was to investigate how these individuals were presented in the local press through newspapers, magazines and photographs. Material that, in the great majority, had its publication and selection organized by the local elite. We tried to understand the role of the black population within a proud city, which was said to be willing to leverage progress, making the city and its population modern at all costs. We know that education has had significant attention of the republican leaders and was considered one of the fundamental factors for the new regime to be consolidated. So, it is necessary to ask which speeches and projects inclusion or segregation were destined to Uberlândia society's black people for the "good of the Nation". |
Keywords: | Negro Segregação Racismo Uberlândia Educação Black people Segregation Racism Uberlândia Education. |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | ARAÚJO, Ilze Arduini de. O negro na cidade jardim: modernidade, educação e segregação na sociedade uberlandense/MG (1889-1960). 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2324. |
Document identifier: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2324 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26936 |
Date of defense: | 23-Aug-2019 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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