Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26936
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Ilze Arduini de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T18:46:56Z | - |
dc.date.available | 2019-09-11T18:46:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-23 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Ilze Arduini de. O negro na cidade jardim: modernidade, educação e segregação na sociedade uberlandense/MG (1889-1960). 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2324. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26936 | - |
dc.description.abstract | The essence of this dissertation was to reflect on the process of integration of the black people recently free from the condition of enslaved in the city of Uberabinha/ Uberlândia MG. in the late nineteenth and early twentieth centuries. That is, the spaces of leisure, work and education that they attended or were ―allowed‖ to attend. Our intention was to investigate how these individuals were presented in the local press through newspapers, magazines and photographs. Material that, in the great majority, had its publication and selection organized by the local elite. We tried to understand the role of the black population within a proud city, which was said to be willing to leverage progress, making the city and its population modern at all costs. We know that education has had significant attention of the republican leaders and was considered one of the fundamental factors for the new regime to be consolidated. So, it is necessary to ask which speeches and projects inclusion or segregation were destined to Uberlândia society's black people for the "good of the Nation". | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Negro | pt_BR |
dc.subject | Segregação | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Black people | pt_BR |
dc.subject | Segregation | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.subject | Education. | pt_BR |
dc.title | O negro na “cidade jardim”: modernidade, educação e segregação na sociedade uberlandense/MG (1889-1960) | pt_BR |
dc.title.alternative | Black People in the "garden city”‖: modernity, education and segregation in the society of Uberlândia-MG (1889-1960). | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guido, Humberto Aparecido de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dantas, Sandra Mara | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709388J6 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Sauloéber Társio de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705624A9 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4443005P1 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A essência desta dissertação foi refletir sobre o processo de integração do negro recém-liberto da condição de escravizado, na cidade de Uberabinha/Uberlândia MG, no final do século XIX e início do século XX. Isto é, os espaços de lazer, de trabalho e de educação que eles frequentavam ou nos quais lhes era ―permitido‖ conviver. Nosso intuito foi investigar a forma pela qual esses indivíduos foram apresentados na imprensa local por meio dos jornais, revistas e fotografias. Material esse que, em significativa maioria, possuía sua publicação e seleção organizada pela elite local. Procuramos entender qual o papel destinado à população negra dentro de uma cidade ufanista, que se dizia estar disposta a impulsionar o progresso e a tornar, a todo custo, a cidade e sua população modernas. Sabemos que a educação teve expressiva atenção dos líderes republicanos e foi considerada um dos fatores fundamentais para que o novo regime fosse consolidado. Sendo assim, cabe indagar quais eram os discursos e os projetos de inclusão ou de segregação destinados à população negra na sociedade uberlandense em prol do ―bem da Nação‖. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 124 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2324 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NegroCidadeJardim.pdf | Dissertação | 4.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.