Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26912
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3208-2480
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Utilização de rádio definido por software e metodologias ativas no ensino em engenharia elétrica
Título(s) alternativo(s): Software-defined radio utilization and active learning in electrical engineering teaching
Autor(es): Diniz, Priscila Crisfir Almeida
Primeiro orientador: Veiga, Antônio Cláudio Paschoarelli
Primeiro membro da banca: Carrijo, Gilberto Arantes
Segundo membro da banca: Mateus, Alexandre Coutinho
Terceiro membro da banca: Ogashawara, Osmar
Quarto membro da banca: Santos, Daniel Moraes
Resumo: Um dos grandes desafios do ensino em engenharia é aproximar a teoria das aplicações práticas. O Team Based Learning (TBL) é uma metodologia ativa centrada no aluno, que utiliza o conceito de sala de aula invertida, de tal maneira que os alunos estudam de forma independente um material conceitual antes de ser tratado em sala de aula e posteriormente, em sala, passa um tempo considerável trabalhando em equipes resolvendo problemas com aplicações conceituais baseado no material estudado. A última etapa do TBL é a aplicação dos conceitos do curso, contudo, na área de telecomunicações uma grande barreira presente nas instituições de ensino é o elevado custo dos equipamentos para desenvolvimento prático. Além disso, tradicionalmente são usados equipamentos com funções dedicadas a uma única atividade. Para solucionar este problema e aplicar a etapa prática do TBL na engenharia elétrica e de telecomunicações este trabalho apresenta uma proposta de adaptação do TBL utilizando um conjunto de rádio definido por software (SDR), usando o hardware USRP e o software GNU Radio, esse conjunto possui funcionalidades flexíveis e de baixo custo. Para finalizar, é mostrado a aplicação do TBL na componente curricular de instalações elétrica e ainda, é apresentado a proposta de aplicação da etapa prática do TBL utilizando o SDR no aprendizado de componentes curriculares da engenharia de telecomunicações.
Abstract: One of the great challenges of engineering education is bringing theory closer to practical applications. The Team Based Learning (TBL) methodology, which uses the flipped classroom concept, is actively centred on the student. The students study a conceptual material independently before it is covered in the classroom. After that, they spend a considerable amount of time working in groups in the classroom solving problems with conceptual application of the material studied. The last stage of TBL is the application of course concepts. However, in the telecommunications field, the high cost of equipment for practical development in educational institutions is a big barrier. Moreover, the equipment used is traditionally dedicated to a single activity. In order to solve this problem and apply all the TBL stages in telecommunications and electrical engineering teaching, this report presents a proposal of an adaptation of this methodology using a software defined radio set using the USRP hardware and the GNU Radio software. This set offers flexible functionalities and low cost. Finally, we show the application for each TBL stage in electrical installations and also, the proposal of application of the TBL practical stage using SDR in learning process a module of each of the telecommunication engineering curriculum components shown as an example.
Palavras-chave: Rádio Definido por Software
USRP
GNU Radio
Metodologia ativa
Sala de aula invertida
Aprendizado baseado em equipes
Software Defined Radio
Active Learning
Flipped Classroom
Team Based Learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: DINIZ, Priscila Crisfir Almeida. Utilização de rádio definido por software e metodologias ativas no ensino em engenharia elétrica. 2019. 110 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2096
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2096
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26912
Data de defesa: 9-Jul-2019
Aparece nas coleções:TESE - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
utilizacaoradiodefinido.pdf5.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons