Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26912
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDiniz, Priscila Crisfir Almeida-
dc.date.accessioned2019-09-06T20:20:03Z-
dc.date.available2019-09-06T20:20:03Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.identifier.citationDINIZ, Priscila Crisfir Almeida. Utilização de rádio definido por software e metodologias ativas no ensino em engenharia elétrica. 2019. 110 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2096pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26912-
dc.description.abstractOne of the great challenges of engineering education is bringing theory closer to practical applications. The Team Based Learning (TBL) methodology, which uses the flipped classroom concept, is actively centred on the student. The students study a conceptual material independently before it is covered in the classroom. After that, they spend a considerable amount of time working in groups in the classroom solving problems with conceptual application of the material studied. The last stage of TBL is the application of course concepts. However, in the telecommunications field, the high cost of equipment for practical development in educational institutions is a big barrier. Moreover, the equipment used is traditionally dedicated to a single activity. In order to solve this problem and apply all the TBL stages in telecommunications and electrical engineering teaching, this report presents a proposal of an adaptation of this methodology using a software defined radio set using the USRP hardware and the GNU Radio software. This set offers flexible functionalities and low cost. Finally, we show the application for each TBL stage in electrical installations and also, the proposal of application of the TBL practical stage using SDR in learning process a module of each of the telecommunication engineering curriculum components shown as an example.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectRádio Definido por Softwarept_BR
dc.subjectUSRPpt_BR
dc.subjectGNU Radiopt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectAprendizado baseado em equipespt_BR
dc.subjectSoftware Defined Radiopt_BR
dc.subjectActive Learningpt_BR
dc.subjectFlipped Classroompt_BR
dc.subjectTeam Based Learningpt_BR
dc.titleUtilização de rádio definido por software e metodologias ativas no ensino em engenharia elétricapt_BR
dc.title.alternativeSoftware-defined radio utilization and active learning in electrical engineering teachingpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Veiga, Antônio Cláudio Paschoarelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2835416571685218pt_BR
dc.contributor.referee1Carrijo, Gilberto Arantes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1358511937659656pt_BR
dc.contributor.referee2Mateus, Alexandre Coutinho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5723816513897339pt_BR
dc.contributor.referee3Ogashawara, Osmar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6948399946071056pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Daniel Moraes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2800973010325998pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247950944002033pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoUm dos grandes desafios do ensino em engenharia é aproximar a teoria das aplicações práticas. O Team Based Learning (TBL) é uma metodologia ativa centrada no aluno, que utiliza o conceito de sala de aula invertida, de tal maneira que os alunos estudam de forma independente um material conceitual antes de ser tratado em sala de aula e posteriormente, em sala, passa um tempo considerável trabalhando em equipes resolvendo problemas com aplicações conceituais baseado no material estudado. A última etapa do TBL é a aplicação dos conceitos do curso, contudo, na área de telecomunicações uma grande barreira presente nas instituições de ensino é o elevado custo dos equipamentos para desenvolvimento prático. Além disso, tradicionalmente são usados equipamentos com funções dedicadas a uma única atividade. Para solucionar este problema e aplicar a etapa prática do TBL na engenharia elétrica e de telecomunicações este trabalho apresenta uma proposta de adaptação do TBL utilizando um conjunto de rádio definido por software (SDR), usando o hardware USRP e o software GNU Radio, esse conjunto possui funcionalidades flexíveis e de baixo custo. Para finalizar, é mostrado a aplicação do TBL na componente curricular de instalações elétrica e ainda, é apresentado a proposta de aplicação da etapa prática do TBL utilizando o SDR no aprendizado de componentes curriculares da engenharia de telecomunicações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration110pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2096pt_BR
dc.orcid.putcode61351302-
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
utilizacaoradiodefinido.pdf5.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons