Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26912
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Diniz, Priscila Crisfir Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-06T20:20:03Z | - |
dc.date.available | 2019-09-06T20:20:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-09 | - |
dc.identifier.citation | DINIZ, Priscila Crisfir Almeida. Utilização de rádio definido por software e metodologias ativas no ensino em engenharia elétrica. 2019. 110 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2096 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26912 | - |
dc.description.abstract | One of the great challenges of engineering education is bringing theory closer to practical applications. The Team Based Learning (TBL) methodology, which uses the flipped classroom concept, is actively centred on the student. The students study a conceptual material independently before it is covered in the classroom. After that, they spend a considerable amount of time working in groups in the classroom solving problems with conceptual application of the material studied. The last stage of TBL is the application of course concepts. However, in the telecommunications field, the high cost of equipment for practical development in educational institutions is a big barrier. Moreover, the equipment used is traditionally dedicated to a single activity. In order to solve this problem and apply all the TBL stages in telecommunications and electrical engineering teaching, this report presents a proposal of an adaptation of this methodology using a software defined radio set using the USRP hardware and the GNU Radio software. This set offers flexible functionalities and low cost. Finally, we show the application for each TBL stage in electrical installations and also, the proposal of application of the TBL practical stage using SDR in learning process a module of each of the telecommunication engineering curriculum components shown as an example. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | * |
dc.subject | Rádio Definido por Software | pt_BR |
dc.subject | USRP | pt_BR |
dc.subject | GNU Radio | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado baseado em equipes | pt_BR |
dc.subject | Software Defined Radio | pt_BR |
dc.subject | Active Learning | pt_BR |
dc.subject | Flipped Classroom | pt_BR |
dc.subject | Team Based Learning | pt_BR |
dc.title | Utilização de rádio definido por software e metodologias ativas no ensino em engenharia elétrica | pt_BR |
dc.title.alternative | Software-defined radio utilization and active learning in electrical engineering teaching | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Veiga, Antônio Cláudio Paschoarelli | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2835416571685218 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carrijo, Gilberto Arantes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1358511937659656 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mateus, Alexandre Coutinho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5723816513897339 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ogashawara, Osmar | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6948399946071056 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Santos, Daniel Moraes | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2800973010325998 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8247950944002033 | pt_BR |
dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Um dos grandes desafios do ensino em engenharia é aproximar a teoria das aplicações práticas. O Team Based Learning (TBL) é uma metodologia ativa centrada no aluno, que utiliza o conceito de sala de aula invertida, de tal maneira que os alunos estudam de forma independente um material conceitual antes de ser tratado em sala de aula e posteriormente, em sala, passa um tempo considerável trabalhando em equipes resolvendo problemas com aplicações conceituais baseado no material estudado. A última etapa do TBL é a aplicação dos conceitos do curso, contudo, na área de telecomunicações uma grande barreira presente nas instituições de ensino é o elevado custo dos equipamentos para desenvolvimento prático. Além disso, tradicionalmente são usados equipamentos com funções dedicadas a uma única atividade. Para solucionar este problema e aplicar a etapa prática do TBL na engenharia elétrica e de telecomunicações este trabalho apresenta uma proposta de adaptação do TBL utilizando um conjunto de rádio definido por software (SDR), usando o hardware USRP e o software GNU Radio, esse conjunto possui funcionalidades flexíveis e de baixo custo. Para finalizar, é mostrado a aplicação do TBL na componente curricular de instalações elétrica e ainda, é apresentado a proposta de aplicação da etapa prática do TBL utilizando o SDR no aprendizado de componentes curriculares da engenharia de telecomunicações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 110 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2096 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 61351302 | - |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | TESE - Engenharia Elétrica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
utilizacaoradiodefinido.pdf | 5.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License