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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2423-777X
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ver e ser vista: star system e cultura visual nas revistas ilustradas da Sociedade Anônima O Malho
Título(s) alternativo(s): See and be seen: star system and visual culture in Sociedade Anônima O Malho's Illustrated magazines
Autor(es): Lopes, Lara
Primeiro orientador: Spini, Ana Paula
Primeiro membro da banca: Lehmkuhl, Luciene
Segundo membro da banca: Abreu, Marcelo Santos de
Terceiro membro da banca: Almeida, Ivete Batista da Silva
Quarto membro da banca: Ribeiro Junior, Florisvaldo Paulo
Resumo: O início do século XX foi marcado por diversas transformações que contribuíram para alterações na experiência estética e na percepção sensorial dos indivíduos. A imprensa, o cinema e a publicidade tiveram papel essencial dentro destas modificações. Ao inserir a imagem no cotidiano da população, foram responsáveis por mudar a sensibilidade e a forma de perceber e se portar no mundo. A associação entre as mídias e a construção de uma cultura visual é um dos principais focos deste trabalho. O objetivo é analisar as revistas ilustradas da editora Sociedade Anônima O Malho, na década de 1940, que publicavam constantemente fotografias de atrizes hollywoodianas em suas páginas. Essas imagens, produzidas e distribuídas pelos próprios estúdios, eram apropriadas e ressignificadas dentro das publicações, nas mais diversas seções, de acordo com o perfil gráfico e editorial de cada periódico. Através delas podemos refletir sobre o papel da imprensa na divulgação e manutenção do Star System, a construção das imagens e da persona estelar e a forma como essas fotografias interpelavam as leitoras a construir sua imagem pessoal aliada ao consumo.
Abstract: The beginning of the 20th century was marked by several transformations that contributed to do changes in the aesthetic experience and in sensorial perception of the subjects The press, movies and advertising had a key role in these changes. By inserting the image in the people daily life, they were responsible for changing the sensibility and way of perceiving and behaving in the world. The fusion between different media and the built of a visual culture is one of the main focus of this study. The aim is analyze the illustrated magazines of the Publisher Sociedade Anônima O Malho, in the 1940s, that constantly published photographs of Hollywood actresses on their pages. These images, produced and distributed by the studios themselves, were adapt and re-signified in this editions, in diverse section, according to the graphic and editorial profile of each periodical. Through them we can think about the role of the press in the transmission and keeping the Star System, in the build of images, of the stellar persona and the way these photographs challenged the readers to build their own personal image allied to consumption.
Palavras-chave: Imprensa
Sociedade Anônima O Malho
Cinema
Star System
Cultura visual
publicidade
Identidade
História
História Social
Periódicos Brasileiros- História- Séc. XIX-XX
Mulheres-Brasil- Periódicos
Press
Sociedade Anônima O Malho
Identity
Movies
Star system
Visual culture
Advertising
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: LOPES, Lara. Ver e ser vista: star system e cultura visual nas revistas ilustradas da Sociedade Anônima O Malho. 2019. 287 f. Tese(Doutorado em História)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.603
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.603
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26896
Data de defesa: 20-Fev-2019
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