Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26793
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0941-3501
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: A reestruturação produtiva na CTBC Telecom e os impactos para a organização de trabalhadores - o caso do SINTTEL-MG
Alternate title (s): The productive restructuring at CTBC Telecom and the impacts on workers organization - the case of SINTTEL-MG
Author: Cunha, Sebastião Ferreira da
First Advisor: Graciolli, Edilson José
First member of the Committee: Almeida Filho, Niemeyer
Second member of the Committee: Alves, Giovanni Antonio Pinto
Summary: O tema ora proposto pode ser resumido como sendo uma tentativa de compreender os elementos que levaram a uma perda do poder de intervenção do Sindicato de Trabalhadores em Telecomunicações do estado de Minas Gerais - SINTTEL-MG nessa última década, tendo em vista que a empresa estudada, a Companhia de Telefones do Brasil Central - CTBC Telecom -, passou por mudanças significativas a partir de 1989. Acredita-se que essas mudanças fazem parte do contexto mundial de reestruturação produtiva e que os elementos centrais utilizados pela empresa são os programas de qualidade e o processo de terceirização. Ambos representam urna ofensiva do capital formal objetiva e subjetiva sobre o trabalhador e sua organização, na medida que procura capturar a subjetividade do trabalhador, reduzindo custos e ampliando a extração de mais-valia; e na medida que inibe a intervenção sindical, seja fragmentando a categoria ou eliminando trabalhadores próximos ao sindicato. Os casos estudados de terceirização foram o setor de implantação e manutenção de rede e o setor de atendimento telefônico, extintos na empresa-mãe e repassados para duas empresas do grupo Algar, holding da CTBC: Engeset elACS Call Center,) respectivamente. As terceirizações seriam utilizadas como forma de reduzir custos, quando se verifica que os rendimentos e benefícios recebidos por trabalhadores são drasticamente rebaixados \ jaesse processo.yAo mesmÕHfômpõ, verifica-se, a partir dessas mudanças, uma capacidad(Tde""niinar a resistência operária. Para perceber essa realidade, foram Utilizadas pesquisas junto à CTBC e ao SINTTEL, buscando em documentos, jornais e revistas, oâ sentidos dados ao processo. Também foram realizadas entrevistas junto a diretores da empresa e sindicalistas, tanto aqueles que viveram o momento de transição, quando para OS que estão na direção, atualmente. Por último, utilizou-so de aplicação de 2 questionários em trabalhadores da CTBC e das duas empresas terceirizadas - unicamente com aqueles que vivenciaram os processos dc terceirização c de qualidade total. Percebe-se, nessas pesquisas, que houve uma ampliação de horas trabalhadas e uma intensificação do ritmo de trabalho, e que o poder dc intervenção do sindicato reduziu-se sensivelmente com a reestruturação produtiva.
Abstract: The theme now proposed can be summarized as an attempt to understand the elements that led to a loss of the power of intervention of the Telecommunications Workers Union of the state of Minas Gerais - SINTTEL-MG in the last decade, given that the studied company, the Central Brazilian Telephone Company - CTBC Telecom significant changes from 1989 onwards. These changes are believed to be part of the global context of productive restructuring and that the core elements used by the company are the quality programs and the process of outsourcing. Both represent an offensive objective and subjective formal capital over the worker and his organization, as it seeks to capture worker subjectivity, reducing costs and increasing the extraction of surplus value; and insofar as it inhibits union intervention, either by fragmenting the category or by eliminating workers close to the union. The outsourcing cases studied were the network deployment and maintenance sector and the telephone services, terminated at the parent company and passed on to two companies of the Algar group, CTBC holding: Engeset elACS Call Center,) respectively. Outsourcing would be used as a way of reducing costs, when it is found that the income and benefits received by workers are drastically lowered in this process. To understand this reality, surveys were used with CTBC and SINTTEL, seeking in documents, newspapers and magazines, the meanings given to the process. Interviews were also conducted with company directors and union members , both those who lived the moment of transition, and for those who are currently in the direction, and lastly, we used 2 questionnaires on workers from CTBC and the two outsourced companies - only with those who experienced the outsourcing processes. These studies show that there has been an increase in hours worked and an increase in the pace of work, and that the power of trade union intervention has diminished significantly with productive restructuring.
Keywords: CTBC
Reestruturação
Restructuring
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Economia
Quote: CUNHA, Sebastião Ferreira da. A reestruturação produtiva na CTBC Telecom e os impactos para a organização de trabalhadores - o caso do SINTTEL-MG. 2002. 144 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2002.13
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2002.13
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26793
Date of defense: 19-Apr-2002
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReestruturacaoProdutivaCTBC.pdf8.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons