Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26701
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Sororidade na educação: uma experiência com oficina de empoderamento feminino
Título (s) alternativo (s): Sorority in education: an experience with a women's empowerment workshop
Autor: Martins, Lorena Gabriela Santos
Primer orientador: Santos, Vanessa Matos dos
Primer miembro de la banca: Spannenberg, Ana Cristina
Segundo miembro de la banca: Santos, Claudiene
Resumen: Com raízes no movimento feminista, surge a sororidade, palavra que dá nome à união feminina com base na empatia e se estabelece como uma forma de combater opressões da sociedade patriarcal. Objetivando compreender sororidade e educação, o presente trabalho apresenta o percurso desenvolvido na estruturação de uma oficina de empoderamento feminino, compreendida aqui como um projeto educomunicativo. A atividade reuniu alunas do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Uberlândia e contou com debates sobre temas como: as dificuldades decorrentes do machismo, a importância do movimento feminista, o mito da rivalidade feminina e a sororidade, possibilitando que, a partir das discussões, sentidos sobre a sororidade foram compartilhados.
Abstract: In the context of the feminist movement, sorority emerges, a word that gives name to the feminine union based on empathy and established as a way of fighting the oppressions of a patriarchal society. In order to unite sorority and education, the present work presents the path developed in the structuring of a feminine empowerment workshop, understood here as an educomunicative project. The activity brought together students from the ninth year of a public elementary school of Uberlândia and had discussions on topics such as the difficulties due to male chauvinist, the importance of the feminist movement, the myth of the female rivalry and the sorority, making possible, from the discussions, senses about sorority were shared.
Palabras clave: Oficina
Workshop
Educomunicação
Educommunication
Sororidade
Sorority
Feminismo
Feminism
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: MARTINS, Lorena Gabriela Santos. Sororidade na educação: uma experiência com oficina de empoderamento feminino. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.979
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.979
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26701
Fecha de defensa: 28-feb-2019
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SororidadeEducaçãoExperiência.pdfDissertação2.33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.