Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Lorena Gabriela Santos-
dc.date.accessioned2019-08-14T21:46:43Z-
dc.date.available2019-08-14T21:46:43Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationMARTINS, Lorena Gabriela Santos. Sororidade na educação: uma experiência com oficina de empoderamento feminino. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.979pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26701-
dc.description.abstractIn the context of the feminist movement, sorority emerges, a word that gives name to the feminine union based on empathy and established as a way of fighting the oppressions of a patriarchal society. In order to unite sorority and education, the present work presents the path developed in the structuring of a feminine empowerment workshop, understood here as an educomunicative project. The activity brought together students from the ninth year of a public elementary school of Uberlândia and had discussions on topics such as the difficulties due to male chauvinist, the importance of the feminist movement, the myth of the female rivalry and the sorority, making possible, from the discussions, senses about sorority were shared.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOficinapt_BR
dc.subjectWorkshoppt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectEducommunicationpt_BR
dc.subjectSororidadept_BR
dc.subjectSororitypt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.titleSororidade na educação: uma experiência com oficina de empoderamento femininopt_BR
dc.title.alternativeSorority in education: an experience with a women's empowerment workshoppt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Vanessa Matos dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601633916210576pt_BR
dc.contributor.referee1Spannenberg, Ana Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171056979080219pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Claudiene-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8361897278088564pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoCom raízes no movimento feminista, surge a sororidade, palavra que dá nome à união feminina com base na empatia e se estabelece como uma forma de combater opressões da sociedade patriarcal. Objetivando compreender sororidade e educação, o presente trabalho apresenta o percurso desenvolvido na estruturação de uma oficina de empoderamento feminino, compreendida aqui como um projeto educomunicativo. A atividade reuniu alunas do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Uberlândia e contou com debates sobre temas como: as dificuldades decorrentes do machismo, a importância do movimento feminista, o mito da rivalidade feminina e a sororidade, possibilitando que, a partir das discussões, sentidos sobre a sororidade foram compartilhados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration86pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.979pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SororidadeEducaçãoExperiência.pdfDissertação2.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.