Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26627
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Viabilização da aplicação volante de inércia de alta velocidade em locomotivas |
Título (s) alternativo (s): | Feasibility of the Application of High Speed Flywheel in Locomotives |
Autor: | Costa, Gustavo Santos |
Primer orientador: | Cavalini Junior, Aldemir Aparecido |
Primer miembro de la banca: | Finzi Neto, Roberto Mendes |
Segundo miembro de la banca: | Morais, Tobias Souza |
Resumen: | Este trabalho contempla projeto conceitual de um volante de inércia de alta velocidade, também chamado como Flywheel, para aplicação em uma locomotiva, afim de reduzir gastos com combustível em operações de manobra de vagões. Por isso, é realizada uma revisão bibliográfica dos componentes necessários para concepção, assim como a determinação do sistema de equações utilizados para o dimensionamento. Em seguida, é produzido o projeto conceitual do instrumento, vislumbrando a otimização da geometria do volante pelo algoritmo genético, bem como os requisitos técnicos dos demais componentes. |
Abstract: | This work contemplates the feasibility of a inertia wheel of high speed, also called as Flywheel, for application in a locomotive, in order to reduce expenses with fuel in maneuver operations of wagons. Therefore, a bibliographic review of the components required for project is carried out, as well as the determination of the system of equations used for the design. Then, the conceptual project of the instrument is produced, glimpsing the optimization of the wheel geometry by the genetic algorithm, as well as the technical requirements of the other components. |
Palabras clave: | Flywheel Locomotive Genetic algorithm High speed |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::ANALISE DE TENSOES CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO::MEDIDAS MAGNETICAS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::GERACAO DA ENERGIA ELETRICA CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::APROVEITAMENTO DE ENERGIA CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS::MATERIAIS CONJUGADOS NAO METALICOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | COSTA, Gustavo Santos. Viabilização da aplicação volante de inércia de alta velocidade em locomotivas. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26627 |
Fecha de defensa: | 20-dic-2017 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ViabilizaçãoAplicaçãoVolante.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons