Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26612
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio
Autor(es): Assunção, Maryzaura de Oliveira
Primeiro orientador: Vernek, Edson
Primeiro membro da banca: Cavalheiro, Ademir
Segundo membro da banca: Souza, Fabrício Macedo
Resumo: A utilização de experimentos, vídeos e softwares como complemento às aulas ditas ‘tradicionais’ vem sendo discutida há vários anos nas pesquisas em ensino de ciências e, especificamente, ensino de física. Vários obstáculos surgem no caminho dos professores que desejam utilizar este tipo de recurso, podemos citar a ausência de espaços adequados e o grande número de alunos em cada turma. Este trabalho foi desenvolvido em conjunto com dois bolsistas e um professor supervisor do subprojeto Física do PIBID/UFU. Cada um dos métodos citados foi trabalhado com turmas da primeira série do Ensino Médio da Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia, MG. No texto são apresentados todos os materiais, bem como as metodologias utilizadas. Durante a aplicação da atividade constatamos grande interesse e envolvimento dos alunos, como comumente é observado. Por outro lado, as respostas apresentadas demonstraram a dificuldade dos estudantes em vários sentidos: encontrar as equações corretas, realizar os cálculos, etc. Os resultados, entretanto, ainda demonstram que os alunos se interessariam muito mais se todas essas metodologias e descobertas das pesquisas em ensino de ciências estivessem sendo de fato inseridas à realidade escolar.
Palavras-chave: Ensino de física
Metodologias Alternativas
Experimentos
Vídeos
Softwares
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ASSUNÇÃO, Maryzaura de Oliveira. Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio. 2010. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26612
Data de defesa: 9-Jul-2010
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudosSobreUtilização.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons