Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAssunção, Maryzaura de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-08-08T19:23:57Z-
dc.date.available2019-08-08T19:23:57Z-
dc.date.issued2010-07-09-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Maryzaura de Oliveira. Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio. 2010. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26612-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectMetodologias Alternativaspt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.subjectVídeospt_BR
dc.subjectSoftwarespt_BR
dc.titleEstudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vernek, Edson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9079608448928851pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalheiro, Ademir-
dc.contributor.referee2Souza, Fabrício Macedo-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA utilização de experimentos, vídeos e softwares como complemento às aulas ditas ‘tradicionais’ vem sendo discutida há vários anos nas pesquisas em ensino de ciências e, especificamente, ensino de física. Vários obstáculos surgem no caminho dos professores que desejam utilizar este tipo de recurso, podemos citar a ausência de espaços adequados e o grande número de alunos em cada turma. Este trabalho foi desenvolvido em conjunto com dois bolsistas e um professor supervisor do subprojeto Física do PIBID/UFU. Cada um dos métodos citados foi trabalhado com turmas da primeira série do Ensino Médio da Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia, MG. No texto são apresentados todos os materiais, bem como as metodologias utilizadas. Durante a aplicação da atividade constatamos grande interesse e envolvimento dos alunos, como comumente é observado. Por outro lado, as respostas apresentadas demonstraram a dificuldade dos estudantes em vários sentidos: encontrar as equações corretas, realizar os cálculos, etc. Os resultados, entretanto, ainda demonstram que os alunos se interessariam muito mais se todas essas metodologias e descobertas das pesquisas em ensino de ciências estivessem sendo de fato inseridas à realidade escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudosSobreUtilização.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons