Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26612
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Assunção, Maryzaura de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:23:57Z | - |
dc.date.available | 2019-08-08T19:23:57Z | - |
dc.date.issued | 2010-07-09 | - |
dc.identifier.citation | ASSUNÇÃO, Maryzaura de Oliveira. Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio. 2010. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26612 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Alternativas | pt_BR |
dc.subject | Experimentos | pt_BR |
dc.subject | Vídeos | pt_BR |
dc.subject | Softwares | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vernek, Edson | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9079608448928851 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalheiro, Ademir | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Fabrício Macedo | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A utilização de experimentos, vídeos e softwares como complemento às aulas ditas ‘tradicionais’ vem sendo discutida há vários anos nas pesquisas em ensino de ciências e, especificamente, ensino de física. Vários obstáculos surgem no caminho dos professores que desejam utilizar este tipo de recurso, podemos citar a ausência de espaços adequados e o grande número de alunos em cada turma. Este trabalho foi desenvolvido em conjunto com dois bolsistas e um professor supervisor do subprojeto Física do PIBID/UFU. Cada um dos métodos citados foi trabalhado com turmas da primeira série do Ensino Médio da Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia, MG. No texto são apresentados todos os materiais, bem como as metodologias utilizadas. Durante a aplicação da atividade constatamos grande interesse e envolvimento dos alunos, como comumente é observado. Por outro lado, as respostas apresentadas demonstraram a dificuldade dos estudantes em vários sentidos: encontrar as equações corretas, realizar os cálculos, etc. Os resultados, entretanto, ainda demonstram que os alunos se interessariam muito mais se todas essas metodologias e descobertas das pesquisas em ensino de ciências estivessem sendo de fato inseridas à realidade escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstudosSobreUtilização.pdf | 2.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons