Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26612
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio |
Autor: | Assunção, Maryzaura de Oliveira |
Primer orientador: | Vernek, Edson |
Primer miembro de la banca: | Cavalheiro, Ademir |
Segundo miembro de la banca: | Souza, Fabrício Macedo |
Resumen: | A utilização de experimentos, vídeos e softwares como complemento às aulas ditas ‘tradicionais’ vem sendo discutida há vários anos nas pesquisas em ensino de ciências e, especificamente, ensino de física. Vários obstáculos surgem no caminho dos professores que desejam utilizar este tipo de recurso, podemos citar a ausência de espaços adequados e o grande número de alunos em cada turma. Este trabalho foi desenvolvido em conjunto com dois bolsistas e um professor supervisor do subprojeto Física do PIBID/UFU. Cada um dos métodos citados foi trabalhado com turmas da primeira série do Ensino Médio da Escola Estadual Messias Pedreiro, em Uberlândia, MG. No texto são apresentados todos os materiais, bem como as metodologias utilizadas. Durante a aplicação da atividade constatamos grande interesse e envolvimento dos alunos, como comumente é observado. Por outro lado, as respostas apresentadas demonstraram a dificuldade dos estudantes em vários sentidos: encontrar as equações corretas, realizar os cálculos, etc. Os resultados, entretanto, ainda demonstram que os alunos se interessariam muito mais se todas essas metodologias e descobertas das pesquisas em ensino de ciências estivessem sendo de fato inseridas à realidade escolar. |
Palabras clave: | Ensino de física Metodologias Alternativas Experimentos Vídeos Softwares |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | ASSUNÇÃO, Maryzaura de Oliveira. Estudo sobre a utilização de metodologias alternativas como complemento às aulas de física do ensino médio. 2010. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26612 |
Fecha de defensa: | 9-jul-2010 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstudosSobreUtilização.pdf | 2.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons