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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26582
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-9374-0686 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Contribuição para a elaboração de práticas laboratoriais para o ensino-aprendizagem de fadiga e mecânica da fratura |
Autor(es): | Silva, Maria Cecilia Pontes |
Primeiro orientador: | Saad, Núbia dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Jefferson Gomes do |
Segundo membro da banca: | Morais, Tobias Souza |
Resumo: | Sabe-se, há muitos anos, que os materiais falham sob cargas flutuantes com valores muito mais baixos de tensão do que a tensão máxima de resistência de um determinado material. Este processo de falha devido ao carregamento cíclico é denominado fadiga, um fenômeno dinâmico que inicia pequenas trincas em um componente estrutural e faz com que elas cresçam até a deterioração progressiva da resistência deste. Se essas trincas não forem detectadas, podem resultar em falha catastrófica. Porém, o perigo de uma falha catastrófica por fadiga na estrutura de uma aeronave pode ser eliminado completamente ou pode se tornar extremamente remoto se a estrutura for projetada para inspeções regulares e testes de materiais. O aprendizado sobre fadiga e mecânica da fratura é um diferencial na formação do engenheiro aeronáutico, já que é de extrema importância para essa área. Este trabalho trata de uma contribuição para a elaboração de aplicações práticas laboratoriais de fadiga e mecânica da fratura para o curso de graduação em engenharia aeronáutica. Foram propostos roteiros de três práticas: flexão rotativa, força axial (tração) e flexão em três pontos, segundo as normas ASTM. |
Palavras-chave: | Fadiga de materiais metálicos Testes de fadiga Fatigue of metals Fatigue test |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Maria Cecília Pontes. Contribuição para a elaboração de práticas laboratoriais para o ensino-aprendizagem de fadiga e mecânica da fratura. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26582 |
Data de defesa: | 13-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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