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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26582
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Maria Cecilia Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T12:17:50Z | - |
dc.date.available | 2019-08-08T12:17:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Cecília Pontes. Contribuição para a elaboração de práticas laboratoriais para o ensino-aprendizagem de fadiga e mecânica da fratura. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26582 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fadiga de materiais metálicos | pt_BR |
dc.subject | Testes de fadiga | pt_BR |
dc.subject | Fatigue of metals | pt_BR |
dc.subject | Fatigue test | pt_BR |
dc.title | Contribuição para a elaboração de práticas laboratoriais para o ensino-aprendizagem de fadiga e mecânica da fratura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Saad, Núbia dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794552T8&tokenCaptchar=03AOLTBLQ21OPpDy3JpSqHMRluiQH7bnCP5Z9bvE7QLwTvquXdhf1LuoG1GzaixSvjKvGGagLNIrgW-GxuOEg6lU3KvYmcFrB78ql2mMNig269pQLhXjHGHoo4AYE230UtUeezoA4bNjCSTBtsgBxOhAamkRXpuwJfb7iDVuifxoUvv2jPBXy1CI_W8aEZ50F46Do5jvApgeCIcOlhGeh42-zKCZmIbmbEZRpHcepc4cmLmq_agkI15aSibsVwA5PAeTtrTVugJGJfGdF_mL7Xogew065X2u_TON9Jm6tUu_4qPykJQDowuP7i0cXN3J4XCP5dT5sPHf9JsQEKPBadIPJff7hcU4-Ppw | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Jefferson Gomes do | - |
dc.contributor.referee2 | Morais, Tobias Souza | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Sabe-se, há muitos anos, que os materiais falham sob cargas flutuantes com valores muito mais baixos de tensão do que a tensão máxima de resistência de um determinado material. Este processo de falha devido ao carregamento cíclico é denominado fadiga, um fenômeno dinâmico que inicia pequenas trincas em um componente estrutural e faz com que elas cresçam até a deterioração progressiva da resistência deste. Se essas trincas não forem detectadas, podem resultar em falha catastrófica. Porém, o perigo de uma falha catastrófica por fadiga na estrutura de uma aeronave pode ser eliminado completamente ou pode se tornar extremamente remoto se a estrutura for projetada para inspeções regulares e testes de materiais. O aprendizado sobre fadiga e mecânica da fratura é um diferencial na formação do engenheiro aeronáutico, já que é de extrema importância para essa área. Este trabalho trata de uma contribuição para a elaboração de aplicações práticas laboratoriais de fadiga e mecânica da fratura para o curso de graduação em engenharia aeronáutica. Foram propostos roteiros de três práticas: flexão rotativa, força axial (tração) e flexão em três pontos, segundo as normas ASTM. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Aeronáutica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 60374732 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
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