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dc.creatorSilva, Maria Cecilia Pontes-
dc.date.accessioned2019-08-08T12:17:50Z-
dc.date.available2019-08-08T12:17:50Z-
dc.date.issued2019-07-13-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Cecília Pontes. Contribuição para a elaboração de práticas laboratoriais para o ensino-aprendizagem de fadiga e mecânica da fratura. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26582-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFadiga de materiais metálicospt_BR
dc.subjectTestes de fadigapt_BR
dc.subjectFatigue of metalspt_BR
dc.subjectFatigue testpt_BR
dc.titleContribuição para a elaboração de práticas laboratoriais para o ensino-aprendizagem de fadiga e mecânica da fraturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Saad, Núbia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794552T8&tokenCaptchar=03AOLTBLQ21OPpDy3JpSqHMRluiQH7bnCP5Z9bvE7QLwTvquXdhf1LuoG1GzaixSvjKvGGagLNIrgW-GxuOEg6lU3KvYmcFrB78ql2mMNig269pQLhXjHGHoo4AYE230UtUeezoA4bNjCSTBtsgBxOhAamkRXpuwJfb7iDVuifxoUvv2jPBXy1CI_W8aEZ50F46Do5jvApgeCIcOlhGeh42-zKCZmIbmbEZRpHcepc4cmLmq_agkI15aSibsVwA5PAeTtrTVugJGJfGdF_mL7Xogew065X2u_TON9Jm6tUu_4qPykJQDowuP7i0cXN3J4XCP5dT5sPHf9JsQEKPBadIPJff7hcU4-Ppwpt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Jefferson Gomes do-
dc.contributor.referee2Morais, Tobias Souza-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoSabe-se, há muitos anos, que os materiais falham sob cargas flutuantes com valores muito mais baixos de tensão do que a tensão máxima de resistência de um determinado material. Este processo de falha devido ao carregamento cíclico é denominado fadiga, um fenômeno dinâmico que inicia pequenas trincas em um componente estrutural e faz com que elas cresçam até a deterioração progressiva da resistência deste. Se essas trincas não forem detectadas, podem resultar em falha catastrófica. Porém, o perigo de uma falha catastrófica por fadiga na estrutura de uma aeronave pode ser eliminado completamente ou pode se tornar extremamente remoto se a estrutura for projetada para inspeções regulares e testes de materiais. O aprendizado sobre fadiga e mecânica da fratura é um diferencial na formação do engenheiro aeronáutico, já que é de extrema importância para essa área. Este trabalho trata de uma contribuição para a elaboração de aplicações práticas laboratoriais de fadiga e mecânica da fratura para o curso de graduação em engenharia aeronáutica. Foram propostos roteiros de três práticas: flexão rotativa, força axial (tração) e flexão em três pontos, segundo as normas ASTM.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.orcid.putcode60374732-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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