Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26568
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7621-1443
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Interdisciplinaridades criativas na composição em dança
Título (s) alternativo (s): Creative interdisciplinarities in dance composition
Autor: Vieira, Mariane Araujo
Primer orientador: Mundim, Ana Carolina da Rocha
Primer miembro de la banca: De Paula, José Eduardo
Segundo miembro de la banca: Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da
Tercer miembro de la banca: Santos, Silvia Martins dos
Resumen: A composição em dança, neste trabalho, é apresentada pelo ponto de vista de alguns aspectos da física quântica, que colocam em questão conceitos como realidade, matéria e interconexões. Pensar que a matéria tem aspecto dual, isto é, é onda ao mesmo tempo em que é partícula, difere de um entendimento estático, indivisível e maciço dos elementos. Assim, por meio dessa interdisciplinaridade, o foco será dado à criação em tempo real, que conecta corpo na relação entre o micro e o macro no acontecimento. Além disso, a opção pela composição no instante foi realizada no sentido de ter, como principal aspecto de criação, a liberdade e a autonomia de escolhas dramatúrgicas do bailarino, as quais expõem os nexos de sentidos que atravessam o público de forma singular e poética. A composição, nesse sentido, está atrelada à experiência do que acontece no instante, e, dessa forma, o bailarino dialoga e torna-se disponível às composições já criadas no universo. Assim, essa interdisciplinaridade amplia o olhar do corpo em movimento na composição e na organização dos elementos dramatúrgicos, o que influencia na percepção do próprio bailarino em relação ao mundo.
Abstract: This study presents composition in dance from the point of view of quantum physics, questioning concepts such as reality, matter, and interconnections. Thinking about the dual nature of matter, i.e., matter is wave and particle at the same time, is different from understanding elements in a static, indivisible, and compact way. Thus, considering this interdisciplinary approach, this study focuses on real-time creation, which connects the body in the relationship between micro and macro aspects of creation in dance. Instant composition gives dancers freedom and autonomy to make dramaturgical choices – the main aspects of creation in this case –, which exposes connections between senses that go through the audience in a unique and poetic way. Composition, then, is attached to the experience of what is happening in the instant; therefore, the dancer dialogs and becomes available to the existing compositions in the universe. Interdisciplinarity broadens the perspective of the moving body in the composition and organization of dramaturgical elements, which affects the dancer’s perception of the world.
Palabras clave: Composição em tempo real
Dança
Física quântica
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VIEIRA, Mariane Araujo. Interdisciplinaridades criativas na composição em dança. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26568
Fecha de defensa: 16-nov-2016
Aparece en las colecciones:TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InterdisciplinaridadesCriativasComposição.pdf1.56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons