Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26568
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vieira, Mariane Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T17:42:51Z | - |
dc.date.available | 2019-08-07T17:42:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-16 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Mariane Araujo. Interdisciplinaridades criativas na composição em dança. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26568 | - |
dc.description.abstract | This study presents composition in dance from the point of view of quantum physics, questioning concepts such as reality, matter, and interconnections. Thinking about the dual nature of matter, i.e., matter is wave and particle at the same time, is different from understanding elements in a static, indivisible, and compact way. Thus, considering this interdisciplinary approach, this study focuses on real-time creation, which connects the body in the relationship between micro and macro aspects of creation in dance. Instant composition gives dancers freedom and autonomy to make dramaturgical choices – the main aspects of creation in this case –, which exposes connections between senses that go through the audience in a unique and poetic way. Composition, then, is attached to the experience of what is happening in the instant; therefore, the dancer dialogs and becomes available to the existing compositions in the universe. Interdisciplinarity broadens the perspective of the moving body in the composition and organization of dramaturgical elements, which affects the dancer’s perception of the world. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Composição em tempo real | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Física quântica | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridades criativas na composição em dança | pt_BR |
dc.title.alternative | Creative interdisciplinarities in dance composition | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mundim, Ana Carolina da Rocha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7278100898972514 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | De Paula, José Eduardo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3627117545793761 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2350535747951507 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Silvia Martins dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5137518821794520 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1631422781873207 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A composição em dança, neste trabalho, é apresentada pelo ponto de vista de alguns aspectos da física quântica, que colocam em questão conceitos como realidade, matéria e interconexões. Pensar que a matéria tem aspecto dual, isto é, é onda ao mesmo tempo em que é partícula, difere de um entendimento estático, indivisível e maciço dos elementos. Assim, por meio dessa interdisciplinaridade, o foco será dado à criação em tempo real, que conecta corpo na relação entre o micro e o macro no acontecimento. Além disso, a opção pela composição no instante foi realizada no sentido de ter, como principal aspecto de criação, a liberdade e a autonomia de escolhas dramatúrgicas do bailarino, as quais expõem os nexos de sentidos que atravessam o público de forma singular e poética. A composição, nesse sentido, está atrelada à experiência do que acontece no instante, e, dessa forma, o bailarino dialoga e torna-se disponível às composições já criadas no universo. Assim, essa interdisciplinaridade amplia o olhar do corpo em movimento na composição e na organização dos elementos dramatúrgicos, o que influencia na percepção do próprio bailarino em relação ao mundo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Dança | pt_BR |
dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 89524533 | - |
Appears in Collections: | TCC - Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
InterdisciplinaridadesCriativasComposição.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License