Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26546
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Considerações sobre a origem da canola e sua tropicalização
Autor(es): Medeiros, Letícia Ferreira Faria
Primeiro orientador: Silva, Flavia Andrea Nery
Primeiro membro da banca: Souza, Glaucia de Fátima Moreira Vieira e
Segundo membro da banca: Júnior, Adílio de Sá
Resumo: O agronegócio constitui um dos pilares da economia Brasileira e influi de maneira expressiva sobre a economia mundial como um todo, sendo subdividido em diversos setores altamente rentáveis. No Brasil, o cultivo da canola vem adquirindo uma importância cada vez maior. Esta oleaginosa, oriunda do melhoramento da colza por parte de produtores do governo do Canadá, possui diversas aplicações: seu óleo pode ser utilizado na alimentação humana, sendo fortemente recomendado por médicos e nutricionistas devido ao seu reduzido teor de gorduras saturadas, sua proteína é amplamente utilizada em rações de diversas espécies animais, além de seu potencial para utilização como biocombustível. Esta diversidade de aplicações faz com que a canola tenha grande interesse econômico. Por se tratar de uma cultura oriunda de regiões de clima temperado, seu cultivo, inicialmente, restringiuse às regiões mais frias do país, especificamente aos estados da região Sul. Com o avanço da ciência e da tecnologia, por meio do desenvolvimento de híbridos mais adaptáveis a regiões de temperaturas mais quentes. O presente trabalho buscou a realização de uma revisão de literatura acerca da tropicalização da canola, mostrando resultados obtidos com o cultivo desta oleaginosa em regiões de clima diferente do temperado. Ao final do trabalho, foi possível concluir que a adaptação da canola primaveril ao clima quente é possível, embora sejam necessários mais estudos para que se alcance a qualidade e a produtividade máximas desta cultura nas regiões mais quentes do país.
Palavras-chave: Canola
Agronegócio
Tropicalização
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Medeiros, Letícia Ferreira Faria. Considerações sobre a origem da canola e sua tropicalização. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26546
Data de defesa: 19-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConsideraçõesOrigemCanola.pdf516.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.