Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26534
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: O poder da comunicação durante o regime militar brasileiro: uma análise crítica
Título (s) alternativo (s): The power of communication during the Brazilian military regime: a critical analysis
Autor: Muntaser, Lara Denise
Primer orientador: Gomes, Aureo de Toledo
Primer coorientador: Cardozo, Sandra Aparecida
Primer miembro de la banca: Yanh Filho, Armando Gallo
Resumen: O Golpe de 1964 foi, à época, considerado pelos militares como o início de uma verdadeira revolução que levaria o Brasil a tal desenvolvimento econômico capaz de competir com as potências mundiais. Porém, para tanto, era necessário tomar medidas de caráter civilizatório, cuidando para manter a população sob uma espécie de conservadorismo social e conformismo político de modo a crer no potencial das novas medidas governamentais e do próprio país. Sendo assim, os militares, que possuíam enorme dificuldade para se comunicar com a população e eram, a princípio, vistos com receio e sem empatia, criaram ferramentas de comunicação e propaganda para, através do discurso, influenciar a sociedade. Desse modo, este artigo coletou nove peças publicitárias com grande poder representativo para, sob a ótica da Análise de Discurso Crítica, investigar como a comunicação foi usada para ajudar a manter o status quo do regime militar.
Abstract: The 1964 coup was, at the time, considered by the military as the beginning of a true revolution that would lead Brazil to such an economic development capable of competing with the world most important economies. However, was necessary to take measures of civilizing nature to keep the population under a kind of social conservatism and political conformity in order to believe in the potential of the new governmental measures and the country itself. Thus, the military, which had enormous difficulty to communicate with the population and were initially noticed with apprehension and without empathy, created communication and propaganda tools to influence society through discourse. Thus, this article collected nine advertising pieces with great representative power to investigate, from the perspective of Critical Discourse Analysis, how the communication was used to help maintain the status quo of the military regime.
Palabras clave: Discurso
Governo militar
Comunicação
Propaganda
Military government
Communication
Speech
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MUNTASER, Lara Denise. O poder da comunicação durante o regime militar brasileiro: uma análise crítica. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26534
Fecha de defensa: 15-dic-2017
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PoderComunicaçãoRegime.pdf1.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons