Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26513
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O ensino para crianças com Síndrome de Down: Uma proposta
Author: Mendes, Amanda Cristina
First Advisor: Arantes, Alessandra Riposati
First member of the Committee: Santos, Adevailton Bernardo dos
Second member of the Committee: Kagimura, Ricardo
Summary: A inclusão escolar de alunos deficientes tem sido a proposta norteadora e dominante na Educação Especial no Brasil nos últimos anos, representando assim valores simbólicos importantes, que vai de acordo com a igualdade de direitos e de oportunidades educacionais para todos, em um ambiente escolar favorável, baseado em uma inserção de todos, onde não há distinção de condições linguísticas, sensoriais, cognitivas, físicas, emocionais, étnicas, socioeconômicas e outras em um sistema que conta com a inserção da diversidade dos alunos. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa acerca sobre a Síndrome de Down (SD) e suas características, físicas, cognitivas e afetivas. Com base nessas informações, este trabalho propõe uma sequência didática para a disciplina de Ciências que tem como eixo principal o tema “Água” e os Estados Físicos da Matéria. A construção foi baseada dentro dos princípios da metodologia investigativa, ou seja, levantamento de hipóteses, a observação e reflexão dos resultados e, com isso, espera-se que o estudante compreenda o mundo ao seu redor e aproprie-se dos termos utilizados na área das Ciências da Natureza. A atividade foi aplicada com uma criança com SD do quarto ano do Ensino Fundamental, procurando compreender os desafios da docência com relação aos aspectos do domínio cognitivo, psicomotor e a alfabetização científica.
Keywords: Inclusão
Síndrome de Down
Estados Físicos da Matéria
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MENDES, Amanda Cristina. O ensino para crianças com Síndrome de Down: uma proposta. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26513
Date of defense: 10-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoCiênciasPara.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons