Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26513
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes, Amanda Cristina-
dc.date.accessioned2019-08-05T14:56:16Z-
dc.date.available2019-08-05T14:56:16Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationMENDES, Amanda Cristina. O ensino para crianças com Síndrome de Down: uma proposta. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26513-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectEstados Físicos da Matériapt_BR
dc.titleO ensino para crianças com Síndrome de Down: Uma propostapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adevailton Bernardo dos-
dc.contributor.referee2Kagimura, Ricardo-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA inclusão escolar de alunos deficientes tem sido a proposta norteadora e dominante na Educação Especial no Brasil nos últimos anos, representando assim valores simbólicos importantes, que vai de acordo com a igualdade de direitos e de oportunidades educacionais para todos, em um ambiente escolar favorável, baseado em uma inserção de todos, onde não há distinção de condições linguísticas, sensoriais, cognitivas, físicas, emocionais, étnicas, socioeconômicas e outras em um sistema que conta com a inserção da diversidade dos alunos. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa acerca sobre a Síndrome de Down (SD) e suas características, físicas, cognitivas e afetivas. Com base nessas informações, este trabalho propõe uma sequência didática para a disciplina de Ciências que tem como eixo principal o tema “Água” e os Estados Físicos da Matéria. A construção foi baseada dentro dos princípios da metodologia investigativa, ou seja, levantamento de hipóteses, a observação e reflexão dos resultados e, com isso, espera-se que o estudante compreenda o mundo ao seu redor e aproprie-se dos termos utilizados na área das Ciências da Natureza. A atividade foi aplicada com uma criança com SD do quarto ano do Ensino Fundamental, procurando compreender os desafios da docência com relação aos aspectos do domínio cognitivo, psicomotor e a alfabetização científica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoCiênciasPara.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons