Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26513
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mendes, Amanda Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T14:56:16Z | - |
dc.date.available | 2019-08-05T14:56:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Amanda Cristina. O ensino para crianças com Síndrome de Down: uma proposta. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26513 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Estados Físicos da Matéria | pt_BR |
dc.title | O ensino para crianças com Síndrome de Down: Uma proposta | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Adevailton Bernardo dos | - |
dc.contributor.referee2 | Kagimura, Ricardo | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A inclusão escolar de alunos deficientes tem sido a proposta norteadora e dominante na Educação Especial no Brasil nos últimos anos, representando assim valores simbólicos importantes, que vai de acordo com a igualdade de direitos e de oportunidades educacionais para todos, em um ambiente escolar favorável, baseado em uma inserção de todos, onde não há distinção de condições linguísticas, sensoriais, cognitivas, físicas, emocionais, étnicas, socioeconômicas e outras em um sistema que conta com a inserção da diversidade dos alunos. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa acerca sobre a Síndrome de Down (SD) e suas características, físicas, cognitivas e afetivas. Com base nessas informações, este trabalho propõe uma sequência didática para a disciplina de Ciências que tem como eixo principal o tema “Água” e os Estados Físicos da Matéria. A construção foi baseada dentro dos princípios da metodologia investigativa, ou seja, levantamento de hipóteses, a observação e reflexão dos resultados e, com isso, espera-se que o estudante compreenda o mundo ao seu redor e aproprie-se dos termos utilizados na área das Ciências da Natureza. A atividade foi aplicada com uma criança com SD do quarto ano do Ensino Fundamental, procurando compreender os desafios da docência com relação aos aspectos do domínio cognitivo, psicomotor e a alfabetização científica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 62 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoCiênciasPara.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License