Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26513| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | O ensino para crianças com Síndrome de Down: Uma proposta |
| Autor(es): | Mendes, Amanda Cristina |
| Primeiro orientador: | Arantes, Alessandra Riposati |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Adevailton Bernardo dos |
| Segundo membro da banca: | Kagimura, Ricardo |
| Resumo: | A inclusão escolar de alunos deficientes tem sido a proposta norteadora e dominante na Educação Especial no Brasil nos últimos anos, representando assim valores simbólicos importantes, que vai de acordo com a igualdade de direitos e de oportunidades educacionais para todos, em um ambiente escolar favorável, baseado em uma inserção de todos, onde não há distinção de condições linguísticas, sensoriais, cognitivas, físicas, emocionais, étnicas, socioeconômicas e outras em um sistema que conta com a inserção da diversidade dos alunos. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa acerca sobre a Síndrome de Down (SD) e suas características, físicas, cognitivas e afetivas. Com base nessas informações, este trabalho propõe uma sequência didática para a disciplina de Ciências que tem como eixo principal o tema “Água” e os Estados Físicos da Matéria. A construção foi baseada dentro dos princípios da metodologia investigativa, ou seja, levantamento de hipóteses, a observação e reflexão dos resultados e, com isso, espera-se que o estudante compreenda o mundo ao seu redor e aproprie-se dos termos utilizados na área das Ciências da Natureza. A atividade foi aplicada com uma criança com SD do quarto ano do Ensino Fundamental, procurando compreender os desafios da docência com relação aos aspectos do domínio cognitivo, psicomotor e a alfabetização científica. |
| Palavras-chave: | Inclusão Síndrome de Down Estados Físicos da Matéria |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | MENDES, Amanda Cristina. O ensino para crianças com Síndrome de Down: uma proposta. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26513 |
| Data de defesa: | 10-Dez-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoCiênciasPara.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
