Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica
Autor(es): Silva, Monique França e
Primeiro orientador: Kagimura, Ricardo
Primeiro membro da banca: Cavalheiro, Ademir
Segundo membro da banca: Villas-Bôas, José Maria
Resumo: Este trabalho tem o intuito de investigar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos na disciplina de Física I (Mecânica Newtoniana) de diversos cursos das áreas de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Federal de Uberlândia, submetidos a duas metodologias distintas: tradicional e ativa, onde aspectos relacionados ao sistema de ingresso com modalidades de cotas foram abordados. As avaliações da disciplina foram usadas como parâmetro para analisar como as metodologias podem modificar as concepções alternativas dos alunos e se existe uma relação entre desempenho e modalidades de ingresso (Lei das Cotas). Pelo método estatístico do teste qui quadrado, os resultados obtidos mostraram que existe um hiato entre os alunos cotistas e da ampla concorrência, desde a nota de corte do SISU até o desempenho acadêmico. Porém os resultados mostram que as metodologias ativas, além de permitirem um melhor ganho de aprendizagem em relação às metodologias tradicionais, podem promover uma igualdade de condições para os estudantes que chegam com dificuldades, independente da modalidade de entrada no ensino superior. Além disso foi escolhido 2 cursos para a aplicação do teste padronizado FCI, em duas etapas, para analisar e investigar o desempenho conceitual dos alunos em função da modalidade de ingresso e das metodologias de ensino (ativa ou tradicional).
Palavras-chave: Ensino de Física
Retenção
Cotistas
FCI
Concepções Alternativas
Metodologias de Ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Monique França e. Metodologias Ativas de Ensino como Ação Afirmativa no Combate à Retenção na Disciplina Fundamentos de Mecânica. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500
Data de defesa: 5-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MetodologiasAtivasEnsino.pdf735.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons