Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica |
Autor(es): | Silva, Monique França e |
Primeiro orientador: | Kagimura, Ricardo |
Primeiro membro da banca: | Cavalheiro, Ademir |
Segundo membro da banca: | Villas-Bôas, José Maria |
Resumo: | Este trabalho tem o intuito de investigar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos na disciplina de Física I (Mecânica Newtoniana) de diversos cursos das áreas de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Federal de Uberlândia, submetidos a duas metodologias distintas: tradicional e ativa, onde aspectos relacionados ao sistema de ingresso com modalidades de cotas foram abordados. As avaliações da disciplina foram usadas como parâmetro para analisar como as metodologias podem modificar as concepções alternativas dos alunos e se existe uma relação entre desempenho e modalidades de ingresso (Lei das Cotas). Pelo método estatístico do teste qui quadrado, os resultados obtidos mostraram que existe um hiato entre os alunos cotistas e da ampla concorrência, desde a nota de corte do SISU até o desempenho acadêmico. Porém os resultados mostram que as metodologias ativas, além de permitirem um melhor ganho de aprendizagem em relação às metodologias tradicionais, podem promover uma igualdade de condições para os estudantes que chegam com dificuldades, independente da modalidade de entrada no ensino superior. Além disso foi escolhido 2 cursos para a aplicação do teste padronizado FCI, em duas etapas, para analisar e investigar o desempenho conceitual dos alunos em função da modalidade de ingresso e das metodologias de ensino (ativa ou tradicional). |
Palavras-chave: | Ensino de Física Retenção Cotistas FCI Concepções Alternativas Metodologias de Ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Monique França e. Metodologias Ativas de Ensino como Ação Afirmativa no Combate à Retenção na Disciplina Fundamentos de Mecânica. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500 |
Data de defesa: | 5-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MetodologiasAtivasEnsino.pdf | 735.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons