Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica
Author: Silva, Monique França e
First Advisor: Kagimura, Ricardo
First member of the Committee: Cavalheiro, Ademir
Second member of the Committee: Villas-Bôas, José Maria
Summary: Este trabalho tem o intuito de investigar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos na disciplina de Física I (Mecânica Newtoniana) de diversos cursos das áreas de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Federal de Uberlândia, submetidos a duas metodologias distintas: tradicional e ativa, onde aspectos relacionados ao sistema de ingresso com modalidades de cotas foram abordados. As avaliações da disciplina foram usadas como parâmetro para analisar como as metodologias podem modificar as concepções alternativas dos alunos e se existe uma relação entre desempenho e modalidades de ingresso (Lei das Cotas). Pelo método estatístico do teste qui quadrado, os resultados obtidos mostraram que existe um hiato entre os alunos cotistas e da ampla concorrência, desde a nota de corte do SISU até o desempenho acadêmico. Porém os resultados mostram que as metodologias ativas, além de permitirem um melhor ganho de aprendizagem em relação às metodologias tradicionais, podem promover uma igualdade de condições para os estudantes que chegam com dificuldades, independente da modalidade de entrada no ensino superior. Além disso foi escolhido 2 cursos para a aplicação do teste padronizado FCI, em duas etapas, para analisar e investigar o desempenho conceitual dos alunos em função da modalidade de ingresso e das metodologias de ensino (ativa ou tradicional).
Keywords: Ensino de Física
Retenção
Cotistas
FCI
Concepções Alternativas
Metodologias de Ensino
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Monique França e. Metodologias Ativas de Ensino como Ação Afirmativa no Combate à Retenção na Disciplina Fundamentos de Mecânica. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500
Date of defense: 5-Jul-2018
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MetodologiasAtivasEnsino.pdf735.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons