Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26496
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Concepções dos Alunos Concluintes e Egressos do Ensino Médio sobre os conteúdos de Cinemática e Dinâmica no método tradicional de Ensino
Author: Cruz Junior, Luismar Barbosa da
First Advisor: Kagimura, Ricardo
First member of the Committee: Santos, Adevailton Bernardo dos
Second member of the Committee: Castineira, José Luis Petricelli
Summary: A física no Ensino médio (EM) deve despertar nos alunos o interesse pela compreensão dos fenômenos da natureza, assim como apresentar os princípios e leis físicas, de tal forma que o aluno possa aplicá-los ou na explicação de fenômenos físicos, principalmente do cotidiano, ou na quantificação de grandezas relacionadas a esses fenômenos. Adicionalmente, muitos desses alunos buscam ingressar em cursos de nível superior, onde os conteúdos de física fazem parte dos editais de seleção. Frequentemente, eles recorrem ao ambiente dos cursos preparatórios para exames de seleção (tal como o vestibular) com o objetivo de melhorar suas condições para a realização desses exames. Dessa forma, compreender e quantificar o quanto os alunos egressos ou concluintes do EM aprenderam, tanto na escola regular como nos cursos preparatórios, é de suma importância, já que os resultados podem nortear políticas de melhorias do ensino. Assim, o presente trabalho objetivou compreender as concepções Iniciais sobre mecânica dos alunos egressos ou concluintes do EM. O público alvo foram alunos matriculados em um curso preparatório, também objetivou-se caracterizar o perfil desse aluno que buscavam esse ambiente de estudo. Posteriormente, desejou-se compreender o quanto o curso preparatório para vestibular pode auxiliá-los na melhora de suas concepções sobre os conceitos de mecânica. Nossos resultados indicam que muitos alunos ainda possuem muitas dificuldades conceituais em mecânica após o egresso da escola regular e do curso preparatório. As prováveis causas vão desde o desinteresse dos alunos por física até a forma como os conteúdos são transmitidos.
Keywords: Conceitos de Física
Ensino médio
Ensino tradicional
Mecânica
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CRUZ JUNIOR, Luismar Barbosa da. Concepções dos Alunos Concluintes e Egressos do Ensino Médio sobre os conteúdos de Cinemática e Dinâmica no método tradicional de Ensino. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26496
Date of defense: 23-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepçõesAlunosConcluintes.pdf912.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons