Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26496
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCruz Junior, Luismar Barbosa da-
dc.date.accessioned2019-08-05T13:10:31Z-
dc.date.available2019-08-05T13:10:31Z-
dc.date.issued2016-06-23-
dc.identifier.citationCRUZ JUNIOR, Luismar Barbosa da. Concepções dos alunos concluintes e egressos do Ensino Médio sobre os conteúdos de Cinemática e Dinâmica no método tradicional de Ensino. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26496-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectConceitos de Físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino tradicionalpt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.titleConcepções dos alunos concluintes e egressos do Ensino Médio sobre os conteúdos de Cinemática e Dinâmica no método tradicional de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Kagimura, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4166460153649533pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adevailton Bernardo dos-
dc.contributor.referee2Castineira, José Luis Petricelli-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA física no Ensino médio (EM) deve despertar nos alunos o interesse pela compreensão dos fenômenos da natureza, assim como apresentar os princípios e leis físicas, de tal forma que o aluno possa aplicá-los ou na explicação de fenômenos físicos, principalmente do cotidiano, ou na quantificação de grandezas relacionadas a esses fenômenos. Adicionalmente, muitos desses alunos buscam ingressar em cursos de nível superior, onde os conteúdos de física fazem parte dos editais de seleção. Frequentemente, eles recorrem ao ambiente dos cursos preparatórios para exames de seleção (tal como o vestibular) com o objetivo de melhorar suas condições para a realização desses exames. Dessa forma, compreender e quantificar o quanto os alunos egressos ou concluintes do EM aprenderam, tanto na escola regular como nos cursos preparatórios, é de suma importância, já que os resultados podem nortear políticas de melhorias do ensino. Assim, o presente trabalho objetivou compreender as concepções Iniciais sobre mecânica dos alunos egressos ou concluintes do EM. O público alvo foram alunos matriculados em um curso preparatório, também objetivou-se caracterizar o perfil desse aluno que buscavam esse ambiente de estudo. Posteriormente, desejou-se compreender o quanto o curso preparatório para vestibular pode auxiliá-los na melhora de suas concepções sobre os conceitos de mecânica. Nossos resultados indicam que muitos alunos ainda possuem muitas dificuldades conceituais em mecânica após o egresso da escola regular e do curso preparatório. As prováveis causas vão desde o desinteresse dos alunos por física até a forma como os conteúdos são transmitidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration71pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepcoesAlunosConcluintes.pdf912.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons