Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26471
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O perfil da aula e do Professor de Física da Rede Pública de Ensino do Município De Uberlândia - MG |
Autor(es): | Lima, Severina Rodrigues de |
Primeiro orientador: | Takahashi, Eduardo Kojy |
Primeiro membro da banca: | Santos, Silvia Martins dos |
Segundo membro da banca: | Cavalheiro, Ademir |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho é levantar o perfil da aula e do professor de Física que atua no ensino médio, em escolas da rede pública estadual do município de Uberlândia, com o intuito de identificar obstáculos e necessidades didático-pedagógicas que possam interferir na qualidade do seu desempenho. Os dados apresentados neste trabalho são parte dos seguintes projetos; 1) Desenvolvimento profissional dos professores que atuam no Ensino Médio; um diagnóstico de obstáculos e de necessidades didático pedagógicas, financiado pela Fapemig; 2)Didática da sala de aula,desenvolvido com recursos da Emenda Parlamentar do município de Uberlândia; e 3) O perfil dos professores do Ensino Médio, que atualmente conta com o apoio do CNPq.Da análise das condições históricas da implementação e do desenvolvimento do ensino de Física no Brasil (Diogo; Gobara, 2008; Almeida Júnior, 1979) notam-se diversos problemas nesse processo, assim como o número insuficiente de aulas, o ensino expositivo, geral e superficial, com base na memorização, dentre outros. Neste processo a importância do professor na construção do conhecimento físico é inegável e essencial, tendo em vista que as mais recentes propostas oficiais de modificar e melhorar o ensino de Física (Brasil,2000;Brasil,2002; Minas Gerais, 2007) não expressam total clareza no que tange as concepções que subjugam o papel docente.Logo, há a necessidade de se realizar um diagnóstico dos obstáculos, tendo em vista as dificuldades que os educadores encontram na adequação de sua prática didática ao atual modelo pedagógico apresentado nas pesquisas mais recentes. |
Palavras-chave: | Educação Ensino de Física Ensino de Física em Uberlândia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | LIMA, Severina Rodrigues de. O perfil da aula e do Professor de Física da Rede Pública de Ensino do Município De Uberlândia - MG. 2014. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26471 |
Data de defesa: | 26-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PerfilAulaProfessor.pdf | 443.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons