Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Severina Rodrigues de-
dc.date.accessioned2019-08-02T18:55:46Z-
dc.date.available2019-08-02T18:55:46Z-
dc.date.issued2014-08-26-
dc.identifier.citationLIMA, Severina Rodrigues de. O perfil da aula e do Professor de Física da Rede Pública de Ensino do Município De Uberlândia - MG. 2014. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26471-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEnsino de Física em Uberlândiapt_BR
dc.titleO perfil da aula e do Professor de Física da Rede Pública de Ensino do Município De Uberlândia - MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6027325194674806pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Silvia Martins dos-
dc.contributor.referee2Cavalheiro, Ademir-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é levantar o perfil da aula e do professor de Física que atua no ensino médio, em escolas da rede pública estadual do município de Uberlândia, com o intuito de identificar obstáculos e necessidades didático-pedagógicas que possam interferir na qualidade do seu desempenho. Os dados apresentados neste trabalho são parte dos seguintes projetos; 1) Desenvolvimento profissional dos professores que atuam no Ensino Médio; um diagnóstico de obstáculos e de necessidades didático pedagógicas, financiado pela Fapemig; 2)Didática da sala de aula,desenvolvido com recursos da Emenda Parlamentar do município de Uberlândia; e 3) O perfil dos professores do Ensino Médio, que atualmente conta com o apoio do CNPq.Da análise das condições históricas da implementação e do desenvolvimento do ensino de Física no Brasil (Diogo; Gobara, 2008; Almeida Júnior, 1979) notam-se diversos problemas nesse processo, assim como o número insuficiente de aulas, o ensino expositivo, geral e superficial, com base na memorização, dentre outros. Neste processo a importância do professor na construção do conhecimento físico é inegável e essencial, tendo em vista que as mais recentes propostas oficiais de modificar e melhorar o ensino de Física (Brasil,2000;Brasil,2002; Minas Gerais, 2007) não expressam total clareza no que tange as concepções que subjugam o papel docente.Logo, há a necessidade de se realizar um diagnóstico dos obstáculos, tendo em vista as dificuldades que os educadores encontram na adequação de sua prática didática ao atual modelo pedagógico apresentado nas pesquisas mais recentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PerfilAulaProfessor.pdf443.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons