Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26422
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Guedes, Marcela Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T17:24:09Z | - |
dc.date.available | 2019-08-01T17:24:09Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-09 | - |
dc.identifier.citation | Guedes, Marcela Costa. Uma proposta dialógica no ensino de força embasada nos três momentos pedagógicos. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26422 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Três momentos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Educação problematizadora | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.title | Uma proposta dialógica no ensino de força embasada nos três momentos pedagógicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Silvia Martins dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5137518821794520 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tozoni, José Roberto | - |
dc.contributor.referee2 | Takahashi, Eduardo Kojy | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao falarmos sobre motivação no processo de ensino, é importante salientar a relação professor/aluno, pois a maneira como ela é estabelecida, influencia os resultados de aprendizagem, além de haver interação social em classe. As escolas atuais, talvez precisem de inovações pedagógicas e metodológicas para produzir contribuições na área educacional do conhecimento crítico do aluno, pois, de acordo com as falas de muitos professores, o ensino de Física nas escolas brasileiras, em geral, apresenta altos índices de reprovação e falta de entendimento dos aspectos científicos que norteiam esta disciplina. Na expectativa de suprir a falta de participação dos alunos, apresentamos a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos que mantêm a essência da educação dialógica e problematizadora de Paulo Freire, mas que não depende da investigação temática, podendo tornar as aulas mais motivadas e contribuindo para que os alunos sejam capazes de pensar, discutir e opinar sobre suas decisões. Assim,buscando apresentar uma proposta metodológica fundamentada no diálogo, desenvolvemos esta proposta que tem como objetivo a elaboração da sequência didática para o ensino médio sobre o tema Força na disciplina de Física, fundamentada na teoria dos Três Momentos Pedagógicos e, desse modo, mantendo a essência dialógica de Paulo Freire. A aplicação da sequência aconteceu em duas turmas do primeiro ano do ensino médio, onde se pode verificar o surgimento progressivo do diálogo. Notamos que essa estruturação das aulas, demandou dos alunos a busca por novos conhecimentos, no intuito de encontrarem soluções adequadas para o problema inicial. Em conclusão, percebemos que a dinâmica contribuiu, favoravelmente, para motivar e envolver os alunos no processo de aprendizagem, tendo o aspecto positivo de tornar o aluno ativo na construção do conhecimento de maneira mútua. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 64 f. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UmaPropostaDialógica.pdf | 817.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License