Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuedes, Marcela Costa-
dc.date.accessioned2019-08-01T17:24:09Z-
dc.date.available2019-08-01T17:24:09Z-
dc.date.issued2015-07-09-
dc.identifier.citationGuedes, Marcela Costa. Uma proposta dialógica no ensino de força embasada nos três momentos pedagógicos. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26422-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
dc.subjectEducação problematizadorapt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.titleUma proposta dialógica no ensino de força embasada nos três momentos pedagógicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Silvia Martins dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137518821794520pt_BR
dc.contributor.referee1Tozoni, José Roberto-
dc.contributor.referee2Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAo falarmos sobre motivação no processo de ensino, é importante salientar a relação professor/aluno, pois a maneira como ela é estabelecida, influencia os resultados de aprendizagem, além de haver interação social em classe. As escolas atuais, talvez precisem de inovações pedagógicas e metodológicas para produzir contribuições na área educacional do conhecimento crítico do aluno, pois, de acordo com as falas de muitos professores, o ensino de Física nas escolas brasileiras, em geral, apresenta altos índices de reprovação e falta de entendimento dos aspectos científicos que norteiam esta disciplina. Na expectativa de suprir a falta de participação dos alunos, apresentamos a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos que mantêm a essência da educação dialógica e problematizadora de Paulo Freire, mas que não depende da investigação temática, podendo tornar as aulas mais motivadas e contribuindo para que os alunos sejam capazes de pensar, discutir e opinar sobre suas decisões. Assim,buscando apresentar uma proposta metodológica fundamentada no diálogo, desenvolvemos esta proposta que tem como objetivo a elaboração da sequência didática para o ensino médio sobre o tema Força na disciplina de Física, fundamentada na teoria dos Três Momentos Pedagógicos e, desse modo, mantendo a essência dialógica de Paulo Freire. A aplicação da sequência aconteceu em duas turmas do primeiro ano do ensino médio, onde se pode verificar o surgimento progressivo do diálogo. Notamos que essa estruturação das aulas, demandou dos alunos a busca por novos conhecimentos, no intuito de encontrarem soluções adequadas para o problema inicial. Em conclusão, percebemos que a dinâmica contribuiu, favoravelmente, para motivar e envolver os alunos no processo de aprendizagem, tendo o aspecto positivo de tornar o aluno ativo na construção do conhecimento de maneira mútua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration64 f.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmaPropostaDialógica.pdf817.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons