Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26422
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Uma proposta dialógica no ensino de força embasada nos três momentos pedagógicos |
Autor: | Guedes, Marcela Costa |
Primer orientador: | Santos, Silvia Martins dos |
Primer miembro de la banca: | Tozoni, José Roberto |
Segundo miembro de la banca: | Takahashi, Eduardo Kojy |
Resumen: | Ao falarmos sobre motivação no processo de ensino, é importante salientar a relação professor/aluno, pois a maneira como ela é estabelecida, influencia os resultados de aprendizagem, além de haver interação social em classe. As escolas atuais, talvez precisem de inovações pedagógicas e metodológicas para produzir contribuições na área educacional do conhecimento crítico do aluno, pois, de acordo com as falas de muitos professores, o ensino de Física nas escolas brasileiras, em geral, apresenta altos índices de reprovação e falta de entendimento dos aspectos científicos que norteiam esta disciplina. Na expectativa de suprir a falta de participação dos alunos, apresentamos a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos que mantêm a essência da educação dialógica e problematizadora de Paulo Freire, mas que não depende da investigação temática, podendo tornar as aulas mais motivadas e contribuindo para que os alunos sejam capazes de pensar, discutir e opinar sobre suas decisões. Assim,buscando apresentar uma proposta metodológica fundamentada no diálogo, desenvolvemos esta proposta que tem como objetivo a elaboração da sequência didática para o ensino médio sobre o tema Força na disciplina de Física, fundamentada na teoria dos Três Momentos Pedagógicos e, desse modo, mantendo a essência dialógica de Paulo Freire. A aplicação da sequência aconteceu em duas turmas do primeiro ano do ensino médio, onde se pode verificar o surgimento progressivo do diálogo. Notamos que essa estruturação das aulas, demandou dos alunos a busca por novos conhecimentos, no intuito de encontrarem soluções adequadas para o problema inicial. Em conclusão, percebemos que a dinâmica contribuiu, favoravelmente, para motivar e envolver os alunos no processo de aprendizagem, tendo o aspecto positivo de tornar o aluno ativo na construção do conhecimento de maneira mútua. |
Palabras clave: | Sequência didática Três momentos pedagógicos Educação problematizadora Diálogo |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | Guedes, Marcela Costa. Uma proposta dialógica no ensino de força embasada nos três momentos pedagógicos. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26422 |
Fecha de defensa: | 9-jul-2015 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
UmaPropostaDialógica.pdf | 817.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons