Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26422
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma proposta dialógica no ensino de força embasada nos três momentos pedagógicos
Autor(es): Guedes, Marcela Costa
Primeiro orientador: Santos, Silvia Martins dos
Primeiro membro da banca: Tozoni, José Roberto
Segundo membro da banca: Takahashi, Eduardo Kojy
Resumo: Ao falarmos sobre motivação no processo de ensino, é importante salientar a relação professor/aluno, pois a maneira como ela é estabelecida, influencia os resultados de aprendizagem, além de haver interação social em classe. As escolas atuais, talvez precisem de inovações pedagógicas e metodológicas para produzir contribuições na área educacional do conhecimento crítico do aluno, pois, de acordo com as falas de muitos professores, o ensino de Física nas escolas brasileiras, em geral, apresenta altos índices de reprovação e falta de entendimento dos aspectos científicos que norteiam esta disciplina. Na expectativa de suprir a falta de participação dos alunos, apresentamos a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos que mantêm a essência da educação dialógica e problematizadora de Paulo Freire, mas que não depende da investigação temática, podendo tornar as aulas mais motivadas e contribuindo para que os alunos sejam capazes de pensar, discutir e opinar sobre suas decisões. Assim,buscando apresentar uma proposta metodológica fundamentada no diálogo, desenvolvemos esta proposta que tem como objetivo a elaboração da sequência didática para o ensino médio sobre o tema Força na disciplina de Física, fundamentada na teoria dos Três Momentos Pedagógicos e, desse modo, mantendo a essência dialógica de Paulo Freire. A aplicação da sequência aconteceu em duas turmas do primeiro ano do ensino médio, onde se pode verificar o surgimento progressivo do diálogo. Notamos que essa estruturação das aulas, demandou dos alunos a busca por novos conhecimentos, no intuito de encontrarem soluções adequadas para o problema inicial. Em conclusão, percebemos que a dinâmica contribuiu, favoravelmente, para motivar e envolver os alunos no processo de aprendizagem, tendo o aspecto positivo de tornar o aluno ativo na construção do conhecimento de maneira mútua.
Palavras-chave: Sequência didática
Três momentos pedagógicos
Educação problematizadora
Diálogo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Guedes, Marcela Costa. Uma proposta dialógica no ensino de força embasada nos três momentos pedagógicos. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26422
Data de defesa: 9-Jul-2015
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UmaPropostaDialógica.pdf817.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons