Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26403
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Construindo artefatos digitais para o Museu DICA: contribuições para a formação de professores de Física |
Autor(es): | Barros, Matheus |
Primeiro orientador: | Santos, Silvia Martins dos |
Primeiro membro da banca: | Arantes, Alessandra Riposati |
Segundo membro da banca: | Takahashi, Eduardo Kojy |
Resumo: | No contexto das licenciaturas, pouco se ouve falar sobre espaços diferentes da escola para a realização de atividades didáticas. No entanto, pesquisas sobre práticas em espaços não formais, em especial os museus de ciência, vem aumentando cada vez mais. Nesse sentido, é importante que, além do incentivo às práticas em espaços fora da escola, também haja um despertar de interesse e treinamento para a efetivação de tais atividades. Desse modo, esse trabalho apresenta uma pesquisa realizada com estudantes da disciplina de Projeto Integrado de Práticas Educativas 3 (PIPE 3), do curso de Física Licenciatura, da Universidade Federal de Uberlândia, no primeiro semestre de 2016, a fim de evidenciar as possíveis contribuições para a formação de professores de Física diante da construção de artefatos digitais para a exposição de Eletromagnetismo do Museu DICA. Nessa pesquisa, ficaram evidentes a evolução das concepções dos estudantes de PIPE 3 quanto aos museus de ciências, e o reconhecimento destes como espaços educativos e diferentes da escola; bem como os saberes despertados e agregados durante essa etapa da formação profissional, logo, constatando as vantagens em se trabalhar em espaços diferentes da escola. |
Palavras-chave: | Museus de ciências Formação inicial de professores Educação em museus Ensino de Física |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BARROS, Matheus. Construindo artefatos digitais para o Museu DICA: contribuições para a formação de professores de Física. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26403 |
Data de defesa: | 19-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConstruindoArtefatosDigitais.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons