Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26403
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Construindo artefatos digitais para o Museu DICA: contribuições para a formação de professores de Física
Autor(es): Barros, Matheus
Primeiro orientador: Santos, Silvia Martins dos
Primeiro membro da banca: Arantes, Alessandra Riposati
Segundo membro da banca: Takahashi, Eduardo Kojy
Resumo: No contexto das licenciaturas, pouco se ouve falar sobre espaços diferentes da escola para a realização de atividades didáticas. No entanto, pesquisas sobre práticas em espaços não formais, em especial os museus de ciência, vem aumentando cada vez mais. Nesse sentido, é importante que, além do incentivo às práticas em espaços fora da escola, também haja um despertar de interesse e treinamento para a efetivação de tais atividades. Desse modo, esse trabalho apresenta uma pesquisa realizada com estudantes da disciplina de Projeto Integrado de Práticas Educativas 3 (PIPE 3), do curso de Física Licenciatura, da Universidade Federal de Uberlândia, no primeiro semestre de 2016, a fim de evidenciar as possíveis contribuições para a formação de professores de Física diante da construção de artefatos digitais para a exposição de Eletromagnetismo do Museu DICA. Nessa pesquisa, ficaram evidentes a evolução das concepções dos estudantes de PIPE 3 quanto aos museus de ciências, e o reconhecimento destes como espaços educativos e diferentes da escola; bem como os saberes despertados e agregados durante essa etapa da formação profissional, logo, constatando as vantagens em se trabalhar em espaços diferentes da escola.
Palavras-chave: Museus de ciências
Formação inicial de professores
Educação em museus
Ensino de Física
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BARROS, Matheus. Construindo artefatos digitais para o Museu DICA: contribuições para a formação de professores de Física. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26403
Data de defesa: 19-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConstruindoArtefatosDigitais.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons