Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26403
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarros, Matheus-
dc.date.accessioned2019-08-01T12:23:07Z-
dc.date.available2019-08-01T12:23:07Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.citationBARROS, Matheus. Construindo artefatos digitais para o Museu DICA: contribuições para a formação de professores de Física. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26403-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMuseus de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleConstruindo artefatos digitais para o Museu DICA: contribuições para a formação de professores de Físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Silvia Martins dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137518821794520pt_BR
dc.contributor.referee1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.referee2Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo contexto das licenciaturas, pouco se ouve falar sobre espaços diferentes da escola para a realização de atividades didáticas. No entanto, pesquisas sobre práticas em espaços não formais, em especial os museus de ciência, vem aumentando cada vez mais. Nesse sentido, é importante que, além do incentivo às práticas em espaços fora da escola, também haja um despertar de interesse e treinamento para a efetivação de tais atividades. Desse modo, esse trabalho apresenta uma pesquisa realizada com estudantes da disciplina de Projeto Integrado de Práticas Educativas 3 (PIPE 3), do curso de Física Licenciatura, da Universidade Federal de Uberlândia, no primeiro semestre de 2016, a fim de evidenciar as possíveis contribuições para a formação de professores de Física diante da construção de artefatos digitais para a exposição de Eletromagnetismo do Museu DICA. Nessa pesquisa, ficaram evidentes a evolução das concepções dos estudantes de PIPE 3 quanto aos museus de ciências, e o reconhecimento destes como espaços educativos e diferentes da escola; bem como os saberes despertados e agregados durante essa etapa da formação profissional, logo, constatando as vantagens em se trabalhar em espaços diferentes da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration71pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstruindoArtefatosDigitais.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons