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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26280
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Entre, o prescrito, o lido e o possível: novas ideias pedagógicas disseminadas pelos impressos educacionais e suas formas de apropriação no fazer do Grupo Escolar de Ibiá-MG, 1932 a 1946 |
Alternate title (s): | Between, the prescribed, the read and the possible: new pedagogical ideas disseminated by the educational forms and their forms of appropriation in the making of the School Group of Ibiá-MG, 1932 to 1946 |
Author: | Souto, Adilour Nery |
First Advisor: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
First member of the Committee: | Gatti, Giselli Cristina do Vale |
Second member of the Committee: | Magalhães, Maria Zeneide Carneiro Magalhães |
Third member of the Committee: | Araujo, José Carlos Souza |
Fourth member of the Committee: | Souza, Sauloéber Társio de |
Summary: | Esta tese de doutorado situa-se na linha de pesquisa da História e Historiografia da Educação, insere-se na subárea da História das Instituições Escolares e Impressos Pedagógicos, centra-se na análise das intervenções legais, das reformas do ensino primário mineiro, com a prescrição do uso dos impressos: manuais pedagógicos e periódicos, como dispositivos eficientes no intuito de colocar em circulação as propostas da Escola Nova, no período de 1932 a 1946, no fazer do Grupo Escolar de Ibiá. O recorte temporal corresponde ao ano de 1932, ano de criação e instalação do Grupo Escolar de Ibiá e marco do Manifesto dos Pioneiros da Educação, e l946, ano de renomeação do Grupo Escolar de Ibiá, que passou a se denominar Grupo Escolar Dom José Gaspar. O objetivo da pesquisa é compreender o sistema de prescrição, circulação e assimilação das ideias pedagógicas a partir dos impressos educacionais como forma de perceber as tensões no processo de apropriação e reapropriação das teorias pedagógicas e das práticas de ensino no cotidiano do Grupo Escolar de Ibiá, no período delimitado de estudo. Nosso desafio é perceber a cultura escolar a partir das prescrições e das relações intraescolar entre as ideias pedagógicas, enquanto teoria, e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos diferentes atores: professores, diretores e inspetores, envolvidos na dinâmica entre o prescrito, o lido e o possível a partir do movimento renovador, disseminado pelos impressos educacionais. Nossa tese se constitui entre o prescrito e o realizado, pois contradições revelam que os ideais escolanovistas ocorreram muito mais no campo das ideias do que no das práticas. Assim, o problema de investigação se fundamenta nas tensões entre as teorias e as práticas pedagógicas e/ou práticas de ensino que ganham relevância através das formas com que a cultura escolar vai se constituindo a partir do movimento escolanovista nos Grupos Escolares, especificamente no Grupo Escolar de Ibiá, no Triângulo Mineiro. Trata-se de uma pesquisa sob a ótica analítica das fontes, levantadas por meio da articulação das informações sincrônicas e diacrônicas entre o singular e o universal, e das relações de reciprocidade e determinação entre as esferas: nacional, regional e local. A investigação se desdobrou como pesquisa bibliográfica e documental, contou com dados quantitativos e qualitativos obtidos na consulta das fontes documentais e iconográficas com uso de fontes primárias e secundárias submetidas a análises explicativas ancoradas na história cultural. O estudo busca captar as estratégias traçadas para formar e/ou preparar os professores, a partir de concepções teórico-metodológicas que fundamentavam os métodos mais modernos a serem aplicados na educação. Partimos dos manuais didáticos: Didática da Escola Nova, de Alfredo Miguel Aguayo e a A técnica da pedagogia moderna, de Everardo Backeuser, sendo esses as principais referências de leituras dos professores do Grupo Escolar de Ibiá, no período em estudo, além da Revista do Ensino, os quais buscavam promover o escolanovismo. Os resultados da pesquisa apontam que os manuais pedagógicos e a Revista do Ensino ajudaram a estimular de forma consciente e/ou inconscientemente nos profissionais dessa instituição uma mudança de mentalidade na forma de conceber a criança, o ensino e o conhecimento. Conclui-se que tais impressos contribuíram significativamente para o processo de renovação pedagógica, mesmo que de modo gradual, na transição e/ou pequenas modificações da cultura escolar, do Grupo Escolar de Ibiá. |
Abstract: | This doctoral thesis is located in the research line of the History and Historiography of Education, it is inserted in the subarea of the History of the Educational Institutions and Pedagogical Principles , and one enters the analysis of the legal interventions, the reforms of primary education in Minas Gerais, with the prescription of the use of printed matter: pedagogical and periodical manuals, as efficient devices in order to put in circulation the proposals of the New School, from 1932 to 1946, in the making of the Ibiá School Group.The time cut corresponds to the year 1932, the year of creation and installation of the Ibiá School Group and the landmark of the Manifesto of the Education Pioneers, and in 1946, the year of renaming the Ibiá School Group, which was renamed the Dom Jose Gaspar School Group .The objective of the research is to understand the system of prescription, circulation and the assimilation of pedagogical ideas from the educational forms as a way of perceiving the tensions in the process of appropriation and reappropriation of the pedagogical theories and of the teaching practices in the daily life of the School Group of Ibiá , within the defined period of study. Our challenge is to perceive the school culture from prescriptions and intra-school relations between pedagogical ideas, as a theory, and the pedagogical practices developed by the different actors: teachers, directors and inspectors, involved in the dynamics between the prescribed, read and the possible from the movement, disseminated by educational forms. Our thesis is between prescribed and performed, for contradictions reveal that ideal New School occurred much more in the realm of ideas than in the s practice. Thus, the research problem is based on the tensions between theories and pedagogical practices and / or teaching practices that gain relevance through the ways in which the school culture is constituted from the Escolanovista movement in the School Groups, specifically in the School Group of Ibiá, in the Triângulo Mineiro. It is a search under the analytical perspective of sources, raised through the articulation of synchronic and diachronic information between the singular and the universal, and the relations of reciprocity and determination between the spheres: national, regional and local. The research has unfolded as bibliographical and documentary research, counted with quantitative and qualitative data obtained in the consultation of documentary and iconographic sources with the use of primary and secondary sources submitted to explanatory analyzes anchored in cultural history.The study seeks to capture the strategies drawn to train and / or prepare teachers, based on theoretical and methodological concepts that supported the most modern methods to be applied in education. We start from the textbooks: Teaching the New School,Alfredo Miguel Aguayo and The technique of modern pedagogy, Everardo Backeuser, these being the main references of readings School Group of teacher Ibiá in the period under study, as well as magazine Teaching, which sought to promote the New School. The results of the research indicate that the pedagogical manuals and the Journal of Teaching helped to stimulate consciously and / or unconsciously in the professionals of this institution a change of mentality in the way of conceiving the child, teaching and knowledge. It is concluded that these forms contributed significantly to the process of pedagogical renewal, even if gradually, in the transition and / or small modifications of the school culture, of the Ibiá School Group. |
Keywords: | Grupo Escolar de Ibiá Ibiá School Group Escola Nova New School Manuais Pedagógicos Pedagogical Manuals Revista do Ensino Teaching Magazine Educação Education |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | SOUTO, Adilour Nery. Entre o prescrito, o lido e o possível: novas ideias pedagógicas disseminadas pelos impressos educacionais e suas formas de apropriação no fazer do Grupo Escolar de Ibiá-MG, 1932 a 1946. 2019. 199 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019. Programa de Pós-Graduação em Educação. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2160 |
Document identifier: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2160 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26280 |
Date of defense: | 27-Jun-2019 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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