Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26190
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9631-835X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Memória de trabalho visual-verbal nos transtornos do neurodesenvolvimento: uma revisão sistemática da literatura
Autor: Francisco, Caroline Pozzobon
Primer orientador: Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de
Primer miembro de la banca: Miranda, Maria Irene
Segundo miembro de la banca: Morales, Nívea de Macedo Oliveira
Resumen: A integração de informações na memória de trabalho (MT) é vastamente estudada em grupos de adultos e crianças no desenvolvimento típico, mas há pouca sistematização de evidências sobre a natureza desta representação nos transtornos do neurodesenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi investigar o funcionamento da MT para a integração de informações visuais e verbais em crianças diagnosticadas com transtornos do neurodesenvolvimento. Foi realizada uma revisão sistemática, sem metanálise, de estudos experimentais que investigaram o modo como crianças em desenvolvimento atípico armazenam e recuperam informações de multimodalidades na memória de trabalho. Por meio do método PRISMA de revisão teórica foram consultadas as bases Web of Science e Google Acadêmico, sendo identificados estudos em inglês e português, publicados entre 2014 e 2019, por meio de descritores “working memory, binding, developmental psychology, experimental psychology, neurosciences”. A análise dos 13 estudos indicou diferenças significativas de desempenho da MT em grupos clínicos versus não clínicos; efeito do aumento da idade no desempenho da memória e relação direta da MT com as aquisições escolares, com destaque para a aquisição da linguagem. São discutidas as contribuições destas evidências para o aprimoramento dos modelos teóricos sobre a memória para integração de informações na memória de trabalho, bem como destaca-se o papel destas evidências na fundamentação de práticas avaliativas e de intervenção nos transtornos do neurodesenvolvimento.
Abstract: The working memory binding is extensively studied in groups of adults and children in typical development, but there is little systematization of evidence about the nature of this representation in neurodevelopmental disorders. The aim was to investigate the functioning of working memory binding for the integration of visual and verbal information in children diagnosed with neurodevelopmental disorders. A systematic review was conducted, without meta-analysis, of experimental studies that investigated how atypical developmental children store and retrieve multimodality information in working memory. Through the PRISMA method of theoretical revision, the bases Web of Science and Google Scholar were consulted, being identified studies in English and Portuguese, published between 2014 and 2019, using descriptors “working memory, binding, developmental psychology, experimental psychology, neurosciences”. The analysis of the 13 studies indicated significant differences in working memory binding performance in clinical versus non-clinical groups; effect of increasing age on memory performance and direct relation of working memory with school abilities, with emphasis on language acquisition. It is discussed the contributions of these evidences to the improvement of theoretical models about memory for the multimodality binding, as well as the role of these evidences in the structure of evaluation and intervention practices in neurodevelopmental disorders.
Palabras clave: Memória de trabalho
Integração de informações
Transtornos do neurodesenvolvimento
Work memory
Binding
Neurodevelopmental disorders
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FRANCISCO, Caroline Pozzobon. Memória de trabalho visual-verbal nos transtornos do neurodesenvolvimento: uma revisão sistemática da literatura.2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia,2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26190
Fecha de defensa: 15-jul-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemoriaTrabalhoVisual.pdf907.97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons