Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrancisco, Caroline Pozzobon-
dc.date.accessioned2019-07-19T13:25:16Z-
dc.date.available2019-07-19T13:25:16Z-
dc.date.issued2019-07-15-
dc.identifier.citationFRANCISCO, Caroline Pozzobon. Memória de trabalho visual-verbal nos transtornos do neurodesenvolvimento: uma revisão sistemática da literatura.2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia,2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26190-
dc.description.abstractThe working memory binding is extensively studied in groups of adults and children in typical development, but there is little systematization of evidence about the nature of this representation in neurodevelopmental disorders. The aim was to investigate the functioning of working memory binding for the integration of visual and verbal information in children diagnosed with neurodevelopmental disorders. A systematic review was conducted, without meta-analysis, of experimental studies that investigated how atypical developmental children store and retrieve multimodality information in working memory. Through the PRISMA method of theoretical revision, the bases Web of Science and Google Scholar were consulted, being identified studies in English and Portuguese, published between 2014 and 2019, using descriptors “working memory, binding, developmental psychology, experimental psychology, neurosciences”. The analysis of the 13 studies indicated significant differences in working memory binding performance in clinical versus non-clinical groups; effect of increasing age on memory performance and direct relation of working memory with school abilities, with emphasis on language acquisition. It is discussed the contributions of these evidences to the improvement of theoretical models about memory for the multimodality binding, as well as the role of these evidences in the structure of evaluation and intervention practices in neurodevelopmental disorders.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMemória de trabalhopt_BR
dc.subjectIntegração de informaçõespt_BR
dc.subjectTranstornos do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectWork memorypt_BR
dc.subjectBindingpt_BR
dc.subjectNeurodevelopmental disorderspt_BR
dc.titleMemória de trabalho visual-verbal nos transtornos do neurodesenvolvimento: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511185H9&tokenCaptchar=03AOLTBLQ4t7mqiEnbL4Kii_95I_ZxPXO5-Sl_s8lTTMd6L2WDzkdZHLaaUdvUotsAC4Qa4SgfPMrFf-pUeBqu5N03QqVAnwlsZ77kmG2kVqnWjh4mh0CjYMkWkwPjTfbP10-kbpaLCJvRAWFXpCw7ORn8tg8FXCCv8tWskMmghe77IIFfKdAoDmsenR_sxhRcUdsYCKfxFMP9DcZv-xpF4P6bbJHLfpWF8dLbZjsbc3j_CKsBYu1dEC5EwbLxmK8beBFWU_uuIH8uYN3EGsfcsZZkoV8dZspy-I9FYgSG5Q91SaHSdqqCeHDxZmli8ZieDi3OPt9ZQ1eLmRIcUY91YiuyNKGl6pRsaDN9hPH8iTDwY9w8UHmz7rOlR4rbE2gVJUXjPx6JOEJGJnCB4sFv9WknpCzHCBu4zgpt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Maria Irene-
dc.contributor.referee2Morales, Nívea de Macedo Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8602789D6&tokenCaptchar=03AOLTBLQtVuSBaulBve2B6jlsH_7R4YJZy1ebnef1mUlURPailNlvw56pr4JnXtTdFj-6m8KY1Dx3Fxa7ft_f1EYTAQrn-BriDHJS4abOEVC-QubB0W4bkJTFMNA_AEKdQctpkYbhjhhpS2z3YlQW7z_RMIbaWU0tjo8ZrQtj7imbDqdMeniTSylNBfUmkAEvCjAaVR5uhk7FfMwgJkmlZOvtPqfWtpGZI0WG4oOggvQVwVBqKXpNFoLO70qmLfsTZwtxMKO1tcv--IwA5KCgpgwC2mPvtsite_tz8aM5PU9tfUrP6T2ehLKwc85sOYM3wfJsc4EdUPm14DlLYc5jdxQvk1fq2APplY-XFTxR3bFe6VSW9820MQevjSgKT2FB8hgUrvcsll7BvtrybZeP5BIECbHRvNbKJApt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA integração de informações na memória de trabalho (MT) é vastamente estudada em grupos de adultos e crianças no desenvolvimento típico, mas há pouca sistematização de evidências sobre a natureza desta representação nos transtornos do neurodesenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi investigar o funcionamento da MT para a integração de informações visuais e verbais em crianças diagnosticadas com transtornos do neurodesenvolvimento. Foi realizada uma revisão sistemática, sem metanálise, de estudos experimentais que investigaram o modo como crianças em desenvolvimento atípico armazenam e recuperam informações de multimodalidades na memória de trabalho. Por meio do método PRISMA de revisão teórica foram consultadas as bases Web of Science e Google Acadêmico, sendo identificados estudos em inglês e português, publicados entre 2014 e 2019, por meio de descritores “working memory, binding, developmental psychology, experimental psychology, neurosciences”. A análise dos 13 estudos indicou diferenças significativas de desempenho da MT em grupos clínicos versus não clínicos; efeito do aumento da idade no desempenho da memória e relação direta da MT com as aquisições escolares, com destaque para a aquisição da linguagem. São discutidas as contribuições destas evidências para o aprimoramento dos modelos teóricos sobre a memória para integração de informações na memória de trabalho, bem como destaca-se o papel destas evidências na fundamentação de práticas avaliativas e de intervenção nos transtornos do neurodesenvolvimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode59682339-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemoriaTrabalhoVisual.pdf907.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons