Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26187
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise das dificuldades conceituais de futuros professores de Química relacionadas ao conceito de quantidade de matéria
Author: Figueira, Rodolfo de Pontos
First Advisor: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Summary: Este trabalho busca responder à questão: quais as dificuldades dos futuros professores de Química em compreender os conceitos relacionados a quantidade de matéria? Para isso, foi realizada uma pesquisa envolvendo alunos ingressantes e concluintes no curso licenciatura de química e foram entrevistados professores do mesmo curso que ministram em suas aulas o conteúdo em estudo. Foram elaborados roteiros para entrevista contendo perguntas específicas aos alunos e professores. Em relação aos alunos, as perguntas abordavam sobre como eles viram este conteúdo no ensino médio e ao chegar no ensino superior, e como que este conteúdo foi ministrado. Em relação aos professores, as questões visavam compreender as dificuldades percebidas por eles em suas aulas. Durante a busca pelos referenciais teóricos em artigos, dissertações e teses que abordam sobre as dificuldades relacionadas sobre o ensino de quantidade de matéria; esses referenciais foram utilizados na análise das entrevistas, na qual identificou-se nas respostas a dificuldade que os alunos da graduação possuem em relação aos conceitos quantidade de matéria. Em relação aos professores, nota-se a preocupação por alguns deles ao perceber que, essa dificuldade não é sanada durante a graduação e que muitos professores não trabalham com a definição e nem a parte histórica do conteúdo, apenas seu uso em questões que envolvem matemática. E quando chegam na escola como estagiários para ministrarem aulas sobre este conteúdo, ao elaborarem os planos de aula encontram dificuldades para desenvolver uma aula sobre o conteúdo, tendo que estudar, pesquisar e reestruturar seus conhecimentos. Sendo assim, os futuros professores, ao ensinarem esse conteúdo aos seus alunos do ensino médio, poderão ter dificuldades para ministrarem este conteúdo. Consequentemente, essa dificuldade seguirá afetando as futuras gerações.
Keywords: Quantidade de matéria
Amount of substance
Dificuldades
Difficulties
Ensino-aprendizagem
Teaching-learning
Professores
Teachers
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FIGUEIRA, Rodolfo de Pontes. Análise das dificuldades conceituais de futuros professores de Química relacionadas ao conceito de quantidade de matéria. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26187
Date of defense: 11-Jul-2019
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseDificuldadesConceituais.pdfTCC494.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons