Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26187
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFigueira, Rodolfo de Pontos-
dc.date.accessioned2019-07-19T13:02:38Z-
dc.date.available2019-07-19T13:02:38Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.citationFIGUEIRA, Rodolfo de Pontes. Análise das dificuldades conceituais de futuros professores de Química relacionadas ao conceito de quantidade de matéria. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26187-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectQuantidade de matériapt_BR
dc.subjectAmount of substancept_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectDifficultiespt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleAnálise das dificuldades conceituais de futuros professores de Química relacionadas ao conceito de quantidade de matériapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira Júnior, José Gonçalves-
dc.contributor.advisor1LattesEndereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8191381462412110pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca responder à questão: quais as dificuldades dos futuros professores de Química em compreender os conceitos relacionados a quantidade de matéria? Para isso, foi realizada uma pesquisa envolvendo alunos ingressantes e concluintes no curso licenciatura de química e foram entrevistados professores do mesmo curso que ministram em suas aulas o conteúdo em estudo. Foram elaborados roteiros para entrevista contendo perguntas específicas aos alunos e professores. Em relação aos alunos, as perguntas abordavam sobre como eles viram este conteúdo no ensino médio e ao chegar no ensino superior, e como que este conteúdo foi ministrado. Em relação aos professores, as questões visavam compreender as dificuldades percebidas por eles em suas aulas. Durante a busca pelos referenciais teóricos em artigos, dissertações e teses que abordam sobre as dificuldades relacionadas sobre o ensino de quantidade de matéria; esses referenciais foram utilizados na análise das entrevistas, na qual identificou-se nas respostas a dificuldade que os alunos da graduação possuem em relação aos conceitos quantidade de matéria. Em relação aos professores, nota-se a preocupação por alguns deles ao perceber que, essa dificuldade não é sanada durante a graduação e que muitos professores não trabalham com a definição e nem a parte histórica do conteúdo, apenas seu uso em questões que envolvem matemática. E quando chegam na escola como estagiários para ministrarem aulas sobre este conteúdo, ao elaborarem os planos de aula encontram dificuldades para desenvolver uma aula sobre o conteúdo, tendo que estudar, pesquisar e reestruturar seus conhecimentos. Sendo assim, os futuros professores, ao ensinarem esse conteúdo aos seus alunos do ensino médio, poderão ter dificuldades para ministrarem este conteúdo. Consequentemente, essa dificuldade seguirá afetando as futuras gerações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration58pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseDificuldadesConceituais.pdfTCC494.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons