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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26187
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Análise das dificuldades conceituais de futuros professores de Química relacionadas ao conceito de quantidade de matéria |
Autor(es): | Figueira, Rodolfo de Pontos |
Primeiro orientador: | Teixeira Júnior, José Gonçalves |
Resumo: | Este trabalho busca responder à questão: quais as dificuldades dos futuros professores de Química em compreender os conceitos relacionados a quantidade de matéria? Para isso, foi realizada uma pesquisa envolvendo alunos ingressantes e concluintes no curso licenciatura de química e foram entrevistados professores do mesmo curso que ministram em suas aulas o conteúdo em estudo. Foram elaborados roteiros para entrevista contendo perguntas específicas aos alunos e professores. Em relação aos alunos, as perguntas abordavam sobre como eles viram este conteúdo no ensino médio e ao chegar no ensino superior, e como que este conteúdo foi ministrado. Em relação aos professores, as questões visavam compreender as dificuldades percebidas por eles em suas aulas. Durante a busca pelos referenciais teóricos em artigos, dissertações e teses que abordam sobre as dificuldades relacionadas sobre o ensino de quantidade de matéria; esses referenciais foram utilizados na análise das entrevistas, na qual identificou-se nas respostas a dificuldade que os alunos da graduação possuem em relação aos conceitos quantidade de matéria. Em relação aos professores, nota-se a preocupação por alguns deles ao perceber que, essa dificuldade não é sanada durante a graduação e que muitos professores não trabalham com a definição e nem a parte histórica do conteúdo, apenas seu uso em questões que envolvem matemática. E quando chegam na escola como estagiários para ministrarem aulas sobre este conteúdo, ao elaborarem os planos de aula encontram dificuldades para desenvolver uma aula sobre o conteúdo, tendo que estudar, pesquisar e reestruturar seus conhecimentos. Sendo assim, os futuros professores, ao ensinarem esse conteúdo aos seus alunos do ensino médio, poderão ter dificuldades para ministrarem este conteúdo. Consequentemente, essa dificuldade seguirá afetando as futuras gerações. |
Palavras-chave: | Quantidade de matéria Amount of substance Dificuldades Difficulties Ensino-aprendizagem Teaching-learning Professores Teachers |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FIGUEIRA, Rodolfo de Pontes. Análise das dificuldades conceituais de futuros professores de Química relacionadas ao conceito de quantidade de matéria. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26187 |
Data de defesa: | 11-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
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