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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9987-600X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2021-07-08
Título: Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa
Autor(es): Guedes, Estephani Gomes
Primeiro orientador: Oliveira, Maria Angélica Melo e
Primeiro coorientador: Scalia, Luana Araújo Macedo
Primeiro membro da banca: Oliveira, Lívia Ferreira
Segundo membro da banca: Toffolo, Sandra Regina
Resumo: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como as doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias representam importante problema de saúde pública. Para mudança desse perfil epidemiológico, o Brasil tem apostado em políticas públicas voltadas prioritariamente à promoção de saúde com vistas à mudança de hábitos de vida da população e, consequentemente, dos fatores de risco modificáveis. Neste contexto, a educação em saúde destaca-se como uma das principais estratégias. O presente estudo teve como objetivo conhecer os modelos educacionais que vem sendo aplicados às ações de educação em saúde no Brasil a partir da década de 90, quando surge o Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo foi realizado por meio de revisão integrativa da literatura, foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foi incluído um total de nove artigos no presente estudo. Optou-se pela organização dos artigos agrupados em duas categorias: Modelo Tradicional de Educação em Saúde e Modelo Dialógico de Educação em Saúde. O modelo Tradicional de educação foi conceituado como educação bancária, a educação como um ato de depositar, e cabe à educação adaptá-los à realidade. O Modelo Dialógico de Educação em Saúde preconiza o conhecimento pautado no diálogo, com papel ativo por parte do educador e educando com uma abordagem crítico-reflexivo da realidade. Nestes 30 anos de SUS, poucos estudos trazem informações sobre modelos educacionais aplicados à saúde de DCNT. É preciso de mais atenção e estudos a respeito desse tema, pois é uma tecnologia barata, poderosa e pode mudar a vida dos indivíduos que a recebem.
Palavras-chave: Educação em saúde
Modelos educacionais
Doenças Não Transmissíveis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GUEDES, Estephani Gomes. Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: Revisão integrativa. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159
Data de defesa: 10-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

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