Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9987-600X |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Embargo Date: | 2021-07-08 |
Title: | Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa |
Author: | Guedes, Estephani Gomes |
First Advisor: | Oliveira, Maria Angélica Melo e |
First coorientator: | Scalia, Luana Araújo Macedo |
First member of the Committee: | Oliveira, Lívia Ferreira |
Second member of the Committee: | Toffolo, Sandra Regina |
Summary: | As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como as doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias representam importante problema de saúde pública. Para mudança desse perfil epidemiológico, o Brasil tem apostado em políticas públicas voltadas prioritariamente à promoção de saúde com vistas à mudança de hábitos de vida da população e, consequentemente, dos fatores de risco modificáveis. Neste contexto, a educação em saúde destaca-se como uma das principais estratégias. O presente estudo teve como objetivo conhecer os modelos educacionais que vem sendo aplicados às ações de educação em saúde no Brasil a partir da década de 90, quando surge o Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo foi realizado por meio de revisão integrativa da literatura, foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foi incluído um total de nove artigos no presente estudo. Optou-se pela organização dos artigos agrupados em duas categorias: Modelo Tradicional de Educação em Saúde e Modelo Dialógico de Educação em Saúde. O modelo Tradicional de educação foi conceituado como educação bancária, a educação como um ato de depositar, e cabe à educação adaptá-los à realidade. O Modelo Dialógico de Educação em Saúde preconiza o conhecimento pautado no diálogo, com papel ativo por parte do educador e educando com uma abordagem crítico-reflexivo da realidade. Nestes 30 anos de SUS, poucos estudos trazem informações sobre modelos educacionais aplicados à saúde de DCNT. É preciso de mais atenção e estudos a respeito desse tema, pois é uma tecnologia barata, poderosa e pode mudar a vida dos indivíduos que a recebem. |
Keywords: | Educação em saúde Modelos educacionais Doenças Não Transmissíveis |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | GUEDES, Estephani Gomes. Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: Revisão integrativa. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159 |
Date of defense: | 10-Jul-2019 |
Appears in Collections: | TCC - Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ModelosEducacionaisAplicados.pdf | 553.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.