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dc.creatorGuedes, Estephani Gomes-
dc.date.accessioned2019-07-18T12:37:59Z-
dc.date.available2019-07-18T12:37:59Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationGUEDES, Estephani Gomes. Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: Revisão integrativa. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectModelos educacionaispt_BR
dc.subjectDoenças Não Transmissíveispt_BR
dc.titleModelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Scalia, Luana Araújo Macedo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8088836332961672pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Angélica Melo e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3860263230592195pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Lívia Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4452605246663278pt_BR
dc.contributor.referee2Toffolo, Sandra Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5008224764957937pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3672210535596219pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como as doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias representam importante problema de saúde pública. Para mudança desse perfil epidemiológico, o Brasil tem apostado em políticas públicas voltadas prioritariamente à promoção de saúde com vistas à mudança de hábitos de vida da população e, consequentemente, dos fatores de risco modificáveis. Neste contexto, a educação em saúde destaca-se como uma das principais estratégias. O presente estudo teve como objetivo conhecer os modelos educacionais que vem sendo aplicados às ações de educação em saúde no Brasil a partir da década de 90, quando surge o Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo foi realizado por meio de revisão integrativa da literatura, foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foi incluído um total de nove artigos no presente estudo. Optou-se pela organização dos artigos agrupados em duas categorias: Modelo Tradicional de Educação em Saúde e Modelo Dialógico de Educação em Saúde. O modelo Tradicional de educação foi conceituado como educação bancária, a educação como um ato de depositar, e cabe à educação adaptá-los à realidade. O Modelo Dialógico de Educação em Saúde preconiza o conhecimento pautado no diálogo, com papel ativo por parte do educador e educando com uma abordagem crítico-reflexivo da realidade. Nestes 30 anos de SUS, poucos estudos trazem informações sobre modelos educacionais aplicados à saúde de DCNT. É preciso de mais atenção e estudos a respeito desse tema, pois é uma tecnologia barata, poderosa e pode mudar a vida dos indivíduos que a recebem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.orcid.putcode59648584-
dc.description.embargo2021-07-08-
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