Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Guedes, Estephani Gomes | - |
| dc.date.accessioned | 2019-07-18T12:37:59Z | - |
| dc.date.available | 2019-07-18T12:37:59Z | - |
| dc.date.issued | 2019-07-10 | - |
| dc.identifier.citation | GUEDES, Estephani Gomes. Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: Revisão integrativa. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26159 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
| dc.subject | Modelos educacionais | pt_BR |
| dc.subject | Doenças Não Transmissíveis | pt_BR |
| dc.title | Modelos educacionais aplicados às ações de educação em saúde na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no brasil: revisão integrativa | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Scalia, Luana Araújo Macedo | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8088836332961672 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Maria Angélica Melo e | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3860263230592195 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Lívia Ferreira | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4452605246663278 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Toffolo, Sandra Regina | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5008224764957937 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3672210535596219 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como as doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes mellitus e neoplasias representam importante problema de saúde pública. Para mudança desse perfil epidemiológico, o Brasil tem apostado em políticas públicas voltadas prioritariamente à promoção de saúde com vistas à mudança de hábitos de vida da população e, consequentemente, dos fatores de risco modificáveis. Neste contexto, a educação em saúde destaca-se como uma das principais estratégias. O presente estudo teve como objetivo conhecer os modelos educacionais que vem sendo aplicados às ações de educação em saúde no Brasil a partir da década de 90, quando surge o Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo foi realizado por meio de revisão integrativa da literatura, foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foi incluído um total de nove artigos no presente estudo. Optou-se pela organização dos artigos agrupados em duas categorias: Modelo Tradicional de Educação em Saúde e Modelo Dialógico de Educação em Saúde. O modelo Tradicional de educação foi conceituado como educação bancária, a educação como um ato de depositar, e cabe à educação adaptá-los à realidade. O Modelo Dialógico de Educação em Saúde preconiza o conhecimento pautado no diálogo, com papel ativo por parte do educador e educando com uma abordagem crítico-reflexivo da realidade. Nestes 30 anos de SUS, poucos estudos trazem informações sobre modelos educacionais aplicados à saúde de DCNT. É preciso de mais atenção e estudos a respeito desse tema, pois é uma tecnologia barata, poderosa e pode mudar a vida dos indivíduos que a recebem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Enfermagem | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 59648584 | - |
| dc.description.embargo | 2021-07-08 | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ModelosEducacionaisAplicados.pdf | 553.44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
