Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26154
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9942-1395
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma análise da estratégia competitiva do grupo Volkswagen no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000
Autor(es): Machado, João Paulo
Primeiro orientador: Veríssimo, Michele Polline
Primeiro membro da banca: Andrade , Daniel Caixeta
Segundo membro da banca: Saiani, Carlos César Santejo
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar qual a estratégia competitiva escolhida pela Volkswagen do Brasil para enfrentar o ambiente competitivo no segmento de carros populares em busca de vantagens competitivas. O presente trabalho está baseado na teoria de Estratégia Competitiva desenvolvida por Porter (1986), bem como a análise das Cinco Forças Competitivas e dos Recurso e Competências Essenciais para obter vantagem competitiva no ambiente de negócios. Para tal identificação, foram obtidos números de produção, vendas e exportações das quatro maiores montadoras do Brasil, incluindo a empresa objeto deste trabalho. Como resultado, foram identificadas a força de trabalho especializada em desenvolvimento de produtos e a capacidade tecnológica da empresa como competências essenciais na busca da estratégia de diferenciação por parte da Volkswagen no segmento de carros leves, comumente chamados de carros populares
Palavras-chave: Indústria
Automobilística
Mercado Nacional
Competências
Estratégias
Competitivas
Volkswagen do Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MACHADO, João Paulo dos Santos. Uma análise da estratégia competitiva do Grupo Volkswagen do Brasil no segmento de carros populares para o Brasil nos anos 2000. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26154
Data de defesa: 11-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseEstratégiaCompetitiva.pdf543.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.