Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26124
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães |
Autor: | Ferreira, Carla Hariele Parreira |
Primer orientador: | Souza, Cirlei Evangelista Silva |
Primer miembro de la banca: | Assis, Fernanda Bernardes |
Segundo miembro de la banca: | Vieira, Nágilla Regina Saraiva Vieira |
Resumen: | Sabe-se que tanto a família quanto a escola necessitam sincronicamente serem parceiras, visando contribuir para que a criança se constitua um ser que possui valores significantes para a própria vida e para a sua formação como indivíduo. Partindo desse pressuposto, a pesquisa teve como objetivo estudar como acontece a relação família-escola e qual o papel da família na aprendizagem de crianças de uma instituição infantil de Uberlândia-MG, na perspectiva de 5 mães que tinham filhos matriculados no ano de 2017. Para a realização deste estudo foram definidos a abordagem qualitativa como método de pesquisa; a Psicologia Histórico cultural como referencial teórico; e o questionário como instrumento. Este foi respondido pelas participantes em 30 minutos, na própria instituição em horários e dias previamente agendados. Os resultados apontaram que as mães: têm até dois filhos; casadas; entre 25 e 45 anos; tem, no mínimo, o ensino médio; somente duas estão inseridas no mercado de trabalho; acreditam que a participação da família na escola é essencial para a aprendizagem da criança; consideram-se participativas dentro do contexto escolar; percebem a escola como um espaço complementar à família; consideram-se satisfeitas com o trabalho que é realizado pela equipe institucional; apontam que esta poderia melhorar em relação a antecedência dos avisos e a realização de reuniões periódicas. Assim, ainda que exista uma boa relação família-escola, percebe-se a necessidade de que sejam realizados estudos e ações que visem discutir, construir e implementar propostas de parceria, aproximação e integração entre escola e família. |
Palabras clave: | Relação Família-Escola Educação Infantil Família |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | FERREIRA, Carla Hariele. Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26124 |
Fecha de defensa: | 7-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DiscutindoRelacaoFamilia.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons