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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26124
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ferreira, Carla Hariele Parreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-17T16:37:24Z | - |
dc.date.available | 2019-07-17T16:37:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Carla Hariele. Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26124 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Relação Família-Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Cirlei Evangelista Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3098309923269263 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Assis, Fernanda Bernardes | - |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Nágilla Regina Saraiva Vieira | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Sabe-se que tanto a família quanto a escola necessitam sincronicamente serem parceiras, visando contribuir para que a criança se constitua um ser que possui valores significantes para a própria vida e para a sua formação como indivíduo. Partindo desse pressuposto, a pesquisa teve como objetivo estudar como acontece a relação família-escola e qual o papel da família na aprendizagem de crianças de uma instituição infantil de Uberlândia-MG, na perspectiva de 5 mães que tinham filhos matriculados no ano de 2017. Para a realização deste estudo foram definidos a abordagem qualitativa como método de pesquisa; a Psicologia Histórico cultural como referencial teórico; e o questionário como instrumento. Este foi respondido pelas participantes em 30 minutos, na própria instituição em horários e dias previamente agendados. Os resultados apontaram que as mães: têm até dois filhos; casadas; entre 25 e 45 anos; tem, no mínimo, o ensino médio; somente duas estão inseridas no mercado de trabalho; acreditam que a participação da família na escola é essencial para a aprendizagem da criança; consideram-se participativas dentro do contexto escolar; percebem a escola como um espaço complementar à família; consideram-se satisfeitas com o trabalho que é realizado pela equipe institucional; apontam que esta poderia melhorar em relação a antecedência dos avisos e a realização de reuniões periódicas. Assim, ainda que exista uma boa relação família-escola, percebe-se a necessidade de que sejam realizados estudos e ações que visem discutir, construir e implementar propostas de parceria, aproximação e integração entre escola e família. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 31 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
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