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dc.creatorFerreira, Carla Hariele Parreira-
dc.date.accessioned2019-07-17T16:37:24Z-
dc.date.available2019-07-17T16:37:24Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationFERREIRA, Carla Hariele. Discutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mães. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26124-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectRelação Família-Escolapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleDiscutindo a relação família-escola na educação infantil: reflexões a partir da perspectiva de mãespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cirlei Evangelista Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098309923269263pt_BR
dc.contributor.referee1Assis, Fernanda Bernardes-
dc.contributor.referee2Vieira, Nágilla Regina Saraiva Vieira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoSabe-se que tanto a família quanto a escola necessitam sincronicamente serem parceiras, visando contribuir para que a criança se constitua um ser que possui valores significantes para a própria vida e para a sua formação como indivíduo. Partindo desse pressuposto, a pesquisa teve como objetivo estudar como acontece a relação família-escola e qual o papel da família na aprendizagem de crianças de uma instituição infantil de Uberlândia-MG, na perspectiva de 5 mães que tinham filhos matriculados no ano de 2017. Para a realização deste estudo foram definidos a abordagem qualitativa como método de pesquisa; a Psicologia Histórico cultural como referencial teórico; e o questionário como instrumento. Este foi respondido pelas participantes em 30 minutos, na própria instituição em horários e dias previamente agendados. Os resultados apontaram que as mães: têm até dois filhos; casadas; entre 25 e 45 anos; tem, no mínimo, o ensino médio; somente duas estão inseridas no mercado de trabalho; acreditam que a participação da família na escola é essencial para a aprendizagem da criança; consideram-se participativas dentro do contexto escolar; percebem a escola como um espaço complementar à família; consideram-se satisfeitas com o trabalho que é realizado pela equipe institucional; apontam que esta poderia melhorar em relação a antecedência dos avisos e a realização de reuniões periódicas. Assim, ainda que exista uma boa relação família-escola, percebe-se a necessidade de que sejam realizados estudos e ações que visem discutir, construir e implementar propostas de parceria, aproximação e integração entre escola e família.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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