Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26040
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Características comuns entre empreendedores sociais: uma análise fílmica de documentários sobre empreendimentos de impacto social
Autor(es): Andrade, Gustavo de Almeida
Primeiro orientador: Miranda, Rodrigo
Primeiro membro da banca: Abdala, Etienne Cardoso
Segundo membro da banca: Daher, Renata
Resumo: O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre o tema “Empreendedorismo Social” a fim de verificar quem são indivíduos por traz dos empreendimentos sociais no Brasil e no Mundo e quais são as características comuns entre eles. Para tanto, buscou-se pesquisar os conceitos relacionados a empreendedorismo social, em diferentes estudos e compreensões do tema a partir de uma pesquisa bibliográfica. Na sequência, realizou uma análise fílmica de três documentários sobre empreendedorismo social, sendo eles: “Um novo Capitalismo”, “Em Frente” e “Quem se Importa”. Desse material foi possível coletar as informações necessárias para análise com vista a atingir o objetivo de pesquisa que é analisar as características em comuns entre os empreendedores sociais. Afim de ser possível encontrar um panorama geral sobre os perfis dessas pessoas interpassando por temas como oportunidades sociais, concorrência, lucro, propósito dentre outros.
Abstract: The present article aims to carry out an analysis on the theme: social entrepreneurship. Who are individuals behind the social enterprises in Brazil and in the World, and what are the the common characteristics among them. Therefore, we sought to research the concepts related to social entrepreneurship, in different studies and understandings of the topic from a bibliographical research. In the sequence, he made a film analysis of three documentaries on social entrepreneurship, being: "A new Capitalism", "In Front" and "Who cares". From this material it was possible to collect the necessary information for analysis in order to reach the research objective that is to analyze the characteristics common among social entrepreneurs. In order to be able to find an overview of the profiles of these people, interspersed by themes such as social opportunities, competition, profit, purpose among others.
Palavras-chave: Empreendedorismo Social
Negócios Sociais
Impacto Social
Social Entrepreneurship
Social Business
Social Impact
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ANDRADE, Gustavo de Almeida. Características comuns entre empreendedores sociais: uma análise fílmica de documentários sobre empreendimentos de impacto social. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26040
Data de defesa: 26-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaracteristicasComunsEmpreendedores.pdf369.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.