Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26040
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Características comuns entre empreendedores sociais: uma análise fílmica de documentários sobre empreendimentos de impacto social
Author: Andrade, Gustavo de Almeida
First Advisor: Miranda, Rodrigo
First member of the Committee: Abdala, Etienne Cardoso
Second member of the Committee: Daher, Renata
Summary: O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre o tema “Empreendedorismo Social” a fim de verificar quem são indivíduos por traz dos empreendimentos sociais no Brasil e no Mundo e quais são as características comuns entre eles. Para tanto, buscou-se pesquisar os conceitos relacionados a empreendedorismo social, em diferentes estudos e compreensões do tema a partir de uma pesquisa bibliográfica. Na sequência, realizou uma análise fílmica de três documentários sobre empreendedorismo social, sendo eles: “Um novo Capitalismo”, “Em Frente” e “Quem se Importa”. Desse material foi possível coletar as informações necessárias para análise com vista a atingir o objetivo de pesquisa que é analisar as características em comuns entre os empreendedores sociais. Afim de ser possível encontrar um panorama geral sobre os perfis dessas pessoas interpassando por temas como oportunidades sociais, concorrência, lucro, propósito dentre outros.
Abstract: The present article aims to carry out an analysis on the theme: social entrepreneurship. Who are individuals behind the social enterprises in Brazil and in the World, and what are the the common characteristics among them. Therefore, we sought to research the concepts related to social entrepreneurship, in different studies and understandings of the topic from a bibliographical research. In the sequence, he made a film analysis of three documentaries on social entrepreneurship, being: "A new Capitalism", "In Front" and "Who cares". From this material it was possible to collect the necessary information for analysis in order to reach the research objective that is to analyze the characteristics common among social entrepreneurs. In order to be able to find an overview of the profiles of these people, interspersed by themes such as social opportunities, competition, profit, purpose among others.
Keywords: Empreendedorismo Social
Negócios Sociais
Impacto Social
Social Entrepreneurship
Social Business
Social Impact
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ANDRADE, Gustavo de Almeida. Características comuns entre empreendedores sociais: uma análise fílmica de documentários sobre empreendimentos de impacto social. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26040
Date of defense: 26-Jul-2019
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracteristicasComunsEmpreendedores.pdf369.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.