Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26023
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Dentro da moldura, o reflexo como o real: um devaneio hedonista em “O retrato de Dorian Gray”, de Wilde, pincelado pela psicanálise lacaniana
Título (s) alternativo (s): Within the frame, the reflection as the real: a hedonistic daydream in Wilde's "The portrait of Dorian Gray", painted by lacanian psychoanalysis
Autor: Beggo, Thaís Cardoso
Primer orientador: Próchno, Caio César Souza Camargo
Primer miembro de la banca: Tavares, Carla Nunes Vieira
Segundo miembro de la banca: Ribeiro, Ivan Marcos
Resumen: O presente estudo possui como objetivo precípuo elaborar uma revisão teórica da psicanálise lacaniana sobre a reflexão dos traços característicos geradores de uma subjetividade hedonista vivida em plena Era Vitoriana (1837-1901) e o enlaçamento disto no emaranhado de significantes que imperam na produção da fantasia. Partindo deste enquadre, recorremos ao protagonista da obra “O retrato de Dorian Gray”, do escritor irlandês Oscar Wilde, para destrincharmos sobre uma identidade que foi corrompida a partir dos atravessamentos do discurso do Outro e as suas repercussões na travessia do sujeito desejante do desejo do Outro. Refere-se, portanto, a uma releitura da referida obra do gênero fantástico à luz de uma revisão bibliográfica de viés psicanalítico, cujos esforços se concentram em esclarecer pontos cruciais, tais como: o sujeito clivado pelo discurso do Outro, o estádio do espelho, o narcisismo, o fetichismo, os devaneios, a estrutura neurótica com litorais no perverso, concomitante às interpelações destes no paradigma sintomático de Dorian Gray e seu falso Eu resultante.
Abstract: The present study has as its main objective the elaboration of a theoretical revision of the Lacanian psychoanalysis on the reflection of the characteristic traits of a hedonistic subjectivity lived in the middle of the Victorian era (1837-1901) and the entanglement of it in the ensnarement of signifiers that prevail in the production of fantasy. From this framework we turn to the protagonist of the work "The Portrait of Dorian Gray" by the Irish writer Oscar Wilde, to unravel an identity that was corrupted from the passage of the discourse Other’s and its repercussions in the crossing of the desiring subject of desire from the Other. It refers, therefore, to a re-reading of this fantastic genre work in the light of a bibliographical revision of psychoanalytic bias. The efforts are concentrated on clarifying points such as: the subject cleaved by the discourse of the Other, the mirror stage, the narcissism, fetishism, daydreams, the neurotic structure with coastlines in the perverse, concomitant with their interpellations in the symptomatic paradigm of Dorian Gray and his resulting false self.
Palabras clave: Hedonismo
Devaneio
Identidade
Oscar Wilde
Psicanálise lacaniana
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BEGGO, Thaís Cardoso. Dentro da moldura, o reflexo como o real: um devaneio hedonista em “O retrato de Dorian Gray”, de Wilde, pincelado pela psicanálise lacaniana.2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26023
Fecha de defensa: 4-jul-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DentroMolduraReflexo.pdf1.22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons