Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26017
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O papel do ensino na desconstrução de mitos sobre as serpentes |
Autor(es): | Silva Júnior, Rubens Jacinto da |
Primeiro orientador: | Brites, Vera Lúcia de Campos |
Resumo: | No folclore brasileiro existem várias crenças sobre as serpentes, confundindo-se lendas com realidade. O povo acredita em remédios caseiros e poções milagrosas que podem curar o envenenamento feito por serpentes. que quando utilizados podem causar graves problemas que interferem no tratamento dos acidentados. Portanto. é necessária a aplicação de políticas públicas mais efetivas que visem instruir corretamente aqueles que estão sujeitos a acidentes ofídicos. Não só o médico que deve conhecer as serpentes. mas todas as pessoas que possam, em um dado momento. estar na emergência de tratar ou indicar tratamento a acidentados que são principalmente trabalhadores rurais, via de regra de baixa renda (BRAZ11.„ 2002a. 2002b). Nesse sentido torna-se necessário investigar as crenças que envolvem as serpentes sendo de fundamental importância a abordagem deste tema nas escolas de ensino fundamental. tendo-se em vista a necessidade de preservação destes animais que representam um papel importante no equilíbrio de vários ecossistemas. A presente pesquisa estará inserida nos moldes da pesquisa qualitativa (LODKE: ANDRÉ. 1986) e estratégias de educação ambiental de Porto (1996). O estabelecimento da área de estudo. amostragem e métodos de coleta de dados seguem Andrigueto (2003). |
Palavras-chave: | Educação Mitos Serpentes |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA JÚNIOR, Rubens Jacinto da. O papel do ensino na desconstrução de mitos sobre as serpentes. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26017 |
Data de defesa: | Dez-2004 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PapelEnsinoDesconstrucao.pdf | 711.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.