Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva Júnior, Rubens Jacinto da-
dc.date.accessioned2019-07-12T13:50:29Z-
dc.date.available2019-07-12T13:50:29Z-
dc.date.issued2004-12-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Rubens Jacinto da. O papel do ensino na desconstrução de mitos sobre as serpentes. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26017-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMitospt_BR
dc.subjectSerpentespt_BR
dc.titleO papel do ensino na desconstrução de mitos sobre as serpentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Brites, Vera Lúcia de Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5265015170748416pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo folclore brasileiro existem várias crenças sobre as serpentes, confundindo-se lendas com realidade. O povo acredita em remédios caseiros e poções milagrosas que podem curar o envenenamento feito por serpentes. que quando utilizados podem causar graves problemas que interferem no tratamento dos acidentados. Portanto. é necessária a aplicação de políticas públicas mais efetivas que visem instruir corretamente aqueles que estão sujeitos a acidentes ofídicos. Não só o médico que deve conhecer as serpentes. mas todas as pessoas que possam, em um dado momento. estar na emergência de tratar ou indicar tratamento a acidentados que são principalmente trabalhadores rurais, via de regra de baixa renda (BRAZ11.„ 2002a. 2002b). Nesse sentido torna-se necessário investigar as crenças que envolvem as serpentes sendo de fundamental importância a abordagem deste tema nas escolas de ensino fundamental. tendo-se em vista a necessidade de preservação destes animais que representam um papel importante no equilíbrio de vários ecossistemas. A presente pesquisa estará inserida nos moldes da pesquisa qualitativa (LODKE: ANDRÉ. 1986) e estratégias de educação ambiental de Porto (1996). O estabelecimento da área de estudo. amostragem e métodos de coleta de dados seguem Andrigueto (2003).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration12pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapelEnsinoDesconstrucao.pdf711.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.